Contribuições da Neuropsicopedagogia no Contexto Educacional: um novo olhar para a instituição escolar
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v15i36.25115Abstract
A neuropsicopedagogia é uma ciência transdisciplinar, fundamentada à luz das Neurociências e atrelada à Pedagogia e Psicologia Cognitiva, primando pela integração pessoal, social e educacional humana. A escola é um ambiente privilegiado de troca, conformação de identidades e de aprendizagem. Daí, surge o papel do neuropsicopedagogo institucional nesses espaços educacionais, atuando tanto com grupo de alunos quanto com os professores. Objetiva-se com tal pesquisa compreender a importância da presença do neuropsicopedagogo no âmbito educacional. Metodologicamente, foi adotada a pesquisa exploratória, através de levantamento bibliográfico e documental. Conclui-se com o estudo, que o neuropsicopedagogo tem vital importância no auxílio e compreensão de problemas relacionados à aprendizagem ou a questões socioemocionais, seja com alunos de forma coletiva ou norteando a atuação de professores na resolução de dificuldades. Sugere-se ainda, que mais pesquisas sobre a temática sejam realizadas, a fim de assinalar a relevância da profissão na esfera educacional, conciliando teoria e prática.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.