LIMITES E IMPASSES NA CRIAÇÃO DE CONDIÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. “ATÉ DEMAIS ESTA ESCOLA ACOLHE!”

Autores

  • Luciana de Oliveira Rocha Magalhães Pontifícia Universidade Católica - PUC-SP
  • Iara Susi Maria Silva Pontifícia Universidade Católica - PUC -SP
  • Agda Malheiro Ferraz de Carvalho Pontifícia Universidade Católica - PUC-SP
  • Wanda Maria Junqueira de Aguiar Pontifícia Universidade Católica - PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v16i39.26067
Agências de fomento
Projeto de Cooperação Acadêmica - PROCAD - com apoio CNPq/Capes

Palavras-chave:

Inclusão escolar, Psicologia Sócio-Histórica, Formação docente

Resumo

A educação de pessoas com deficiência e os processos inclusivos são parte significativa da realidade escolar na contemporaneidade. Este cenário tem convocado educadores, pesquisadores a se debruçarem sobre o tema com o objetivo de compreender e contribuir com os processos de inclusão escolar. Este artigo é fruto de uma pesquisa-formação realizada por pesquisadores com professores de uma escola pública, na cidade de São Paulo. Foram realizados encontros formativos sob o tema Educação Especial no ensino regular, se produziu um material que apresenta sínteses sobre a prática docente e a inclusão de estudantes. Todo o processo foi orientado proposta teórica-metodológica da Psicologia Sócio-Histórica, será apresentado partes dos encontros formativos, através das falas dos participantes, o movimento de análise e interpretação via núcleos de significação deste material. O resultado da análise do material indica que o conceito de acessibilidade, que é basal quando se pensa na inclusão social da pessoa com deficiência, é um conceito pouco apropriado e praticado na situação pesquisada

Biografia do Autor

Luciana de Oliveira Rocha Magalhães, Pontifícia Universidade Católica - PUC-SP

Doutoranda em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP, docente no ensino superior.

Iara Susi Maria Silva, Pontifícia Universidade Católica - PUC -SP

Iara Susi Maria Silva

Mestre em Educação e Psicóloga pela PUC-SP, e-mail: iarasusi@gmail.com 

Agda Malheiro Ferraz de Carvalho, Pontifícia Universidade Católica - PUC-SP

Doutoranda em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP, docente no ensino superior.

Wanda Maria Junqueira de Aguiar, Pontifícia Universidade Católica - PUC-SP

Doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica PUC-SP; Professora titular no Programa de Pós Graduados em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP

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Publicado

20-07-2021

Como Citar

MAGALHÃES, L. de O. R.; SILVA, I. S. M.; CARVALHO, A. M. F. de; AGUIAR, W. M. J. de. LIMITES E IMPASSES NA CRIAÇÃO DE CONDIÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. “ATÉ DEMAIS ESTA ESCOLA ACOLHE!”. Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 39, p. 297–318, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i39.26067. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/26067. Acesso em: 29 mar. 2024.