BEHAVIORISMO: MITOS, DISCORDÂNCIAS, CONCEITOS E PRECONCEITOS
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v1i2.262Palavras-chave:
Formação de professores, Análise do comportamento, Behaviorismo radical, Psicologia da educação, Mitos/discordâncias e preconceitosResumo
O “behaviorismo” é alvo freqüente de críticas. Embora vários fatores estejam relacionados à origem de tais críticas, a literatura especializada as considera, predominantemente, como produto de equívocos. A nossa experiência profissional imediata também dá suporte à constatação da existência de equívocos acerca da abordagem, em grande quantidade. Embora o trato com críticas pouco fundamentadas e equívocos não deva ser prioridade, o nosso compromisso com a formação de professores nos incita a tecer alguns comentários sobre o assunto. Também apresentamos uma breve revisão de literatura acerca de trabalhos que tratam de equívocos sobre a abordagem produzidos em um locus especificamente educacional.Downloads
Publicado
07-12-2007
Como Citar
ESTER RODRIGUES, M. BEHAVIORISMO: MITOS, DISCORDÂNCIAS, CONCEITOS E PRECONCEITOS. Educere et Educare, [S. l.], v. 1, n. 2, p. p. 141–164, 2007. DOI: 10.17648/educare.v1i2.262. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/262. Acesso em: 8 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos e Ensaios
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.