ENSINO EMERGENCIAL: APONTAMENTOS A PARTIR DA REALIDADE DO LITORAL DO PARANÁ

Autores

  • Sidney Reinaldo da Silva Instituto Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0003-4481-9328
  • Fabiana Ribeiro da Silva Ramos PPGCTS do IFPR Campus Paranaguá
  • Tatiana de Fatima Santos PPGCTS do IFPR Campus Paranaguá
  • Tatiana Costa Pinto Passos PPGCTS do IFPR Campus Paranaguá

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v16i40.26758
Agências de fomento

Palavras-chave:

Ensino Remoto, Litoral do Paraná, Tecnologias Educacionais, Políticas Públicas

Resumo

O presente texto aborda o ensino emergencial no Litoral do Paraná, tendo por objetivo contextualizar as condições sociais e perspectivas educacionais dos alunos em situação de vulnerabilidade frente à epidemia de Covid-19 e suas consequências. Para isso, apresenta-se inicialmente a forma como as medidas públicas emergências e os interesses dos que investem em tecnologia e suporte de educação a distância reconfiguram as relações de ensino aprendizagem. Posteriormente, é apresentado um quadro socioeducacional da situação local. A realidade é abordada a partir de dados oficiais e análises acadêmicas das condições e perspectivas socioeducacionais no Litoral do Paraná, bem como de falas de professores que atuam no âmbito do Ensino Médio na região.   

Biografia do Autor

Sidney Reinaldo da Silva, Instituto Federal do Paraná

Doutorado em Filosofia pela UNICAMP. Professor da Educação Básica e do Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade do IFPR (PPGCTS). Coordenador do Grupo de Pesquisa Filosofia Política, Ética e Educação. 

Fabiana Ribeiro da Silva Ramos, PPGCTS do IFPR Campus Paranaguá

Graduada em pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (FAFIPAR). Professora Pedagoga da Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Mestranda em Ciência, Tecnologia e Sociedade pelo Instituto Federal do Paraná – Campus Paranaguá

Tatiana de Fatima Santos, PPGCTS do IFPR Campus Paranaguá

Graduada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Assistente Social da Secretaria Municipal de Assistência Social do Município de Pontal do Paraná. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) pelo Instituto Federal do Paraná - Campus Paranaguá

Tatiana Costa Pinto Passos, PPGCTS do IFPR Campus Paranaguá

Graduada em Letras Português pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (FAFIPAR). Professora da Rede Municipal de Paranaguá. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) pelo Instituto Federal do Paraná - Campus Paranaguá

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Publicado

31-08-2021

Como Citar

SILVA, S. R. da; RAMOS, F. R. da S.; SANTOS, T. de F.; PASSOS, T. C. P. ENSINO EMERGENCIAL: APONTAMENTOS A PARTIR DA REALIDADE DO LITORAL DO PARANÁ. Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 40, p. 198–219, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i40.26758. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/26758. Acesso em: 18 abr. 2024.