Para compreender os paradigmas predominantes na pesquisa educacional

Authors

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v20i51.30768

Keywords:

Pesquisa educacional; Paradigmas predominantes.

Abstract

O objetivo deste artigo foi o de identificar as tendências paradigmáticas predominantes (dentre os paradigmas quantitativo, qualitativo e o dialético). Por meio da literatura especializada, de cunho exploratório entendemos que a construção do objeto se efetua pelo constante liame entre aquele e o pesquisador e também à medida em que esse relacionamento gera a “revelação” da realidade do próprio objeto, procuramos, com intento propedêutico, adentrar inicialmente no contexto histórico do nosso objeto de estudo a partir de seu ponto de origem, objetivando o desvelamento de nuanças que contemplassem a sua totalidade para o situarmos histórica e epistemologicamente, contribuindo, dentro da necessária razão científica, para a compreensão do processo dinâmico dessa construção, desnudando os fenômenos, até então, ocultados.  

References

ALVES, A. J. O planejamento de pesquisas qualitativas em educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 77, p. 53-61, maio 1991. DOI: 10.1590/198053141068. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1068. Acesso em: 04 dez. 2024.

ANDRÉ, M. E. D. A. Técnicas qualitativas e quantitativas de pesquisa: oposição ou convergência. Cadernos CERU, São Paulo, série 2, v. 2, n. 2, p. 161-165, 1991. DOI: 10.11606/issn.2595-2536.v2i2p161-165. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ceru/article/view/182664. Acesso em: 04 dez. 2024.

AROUCA, L. S. Depoimento pessoal. [ago. 1999].

AZANHA, J. M. P. Uma ideia de pesquisa educacional. São Paulo: Edusp, 1992.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

CHARLES, C. M. Introduction to educational research. New York: Longman, 1988.

COOK, T. D.; REICHARDT, C. S. (org.). Métodos cualitativos y cuantitativos en investigación evaluativa. Madrid: Ediciones Morata, 1986a.

COOK, T. D.; REICHARDT, C. S. Hacia una superación del enfrentamiento entre los métodos cualitativos y los cuantitativos. In: COOK, T. D.; REICHARDT, C. S. (org.). Métodos cualitativos y cuantitativos en investigación evaluativa. Madrid: Ediciones Morata, 1986b. p. 25-58.

DENZIN, N.; LINCOLN, Y. (ed.). Handbook of qualitative research. Thousand Oaks: Sage Publications, 1994.

FILSTEAD, W. J. Métodos cualitativos: una experiencia necesaria en la investigación evaluativa. In: COOK, T. D.; REICHARDT, C. S. (org.). Métodos cualitativos y cuantitativos en investigación evaluativa. Madrid: Ediciones Morata, 1986. p. 59-79.

FIRESTONE, W. A. Meaning in method: the rhetoric of quantitative and qualitative research. Educational Researcher, Washington, v. 16, n. 7, p. 16-21, 1987. DOI: 10.3102/0013189X016007016. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.3102/0013189X016007016. Acesso em: 04 dez. 2024.

FREITAS, L. C. de. A dialética da eliminação no processo seletivo. Educação & Sociedade, Campinas, ano 12, n. 39, p. 265-285, ago. 1991. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/es/n39/n39a13.pdf. Acesso em: 04 dez. 2024.

GADOTTI, M. História das ideias pedagógicas. São Paulo: Ática, 1983.

GATTI, B. A. A pesquisa quantitativa. In: SEMINÁRIOS DE PESQUISA DA FE/USP, 1986, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: FE/USP, 1986.

GUTIÉRREZ, L. Paradigmas cuantitativo y cualitativo en la investigación socioeducativa: proyección y reflexiones. Paradigma, Maracay, v. 14, n. 1-2, p. 7-25, 1996. Disponível em: https://revistaparadigma.online/ojs/index.php/paradigma/article/view/163. Acesso em: 04 dez. 2024.

KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1987.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 1996a.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 4. ed. São Paulo: Hucitec; Abrasco, 1996b.

PATTON, M. Q. Qualitative evaluation and research methods. Beverly Hills: Sage Publications, 1990.

SPRADLEY, J. P. Participant observation. New York: Rinehart and Winston, 1980.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Published

11-12-2025

How to Cite

PAULO GOMES; PEREIRA, M. C. Para compreender os paradigmas predominantes na pesquisa educacional. Educere et Educare, [S. l.], v. 20, n. 50, p. 335–347, 2025. DOI: 10.48075/educare.v20i51.30768. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/30768. Acesso em: 12 dec. 2025.