A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INDÍGENA: UMA BREVE LEITURA DA EXPERIÊNCIA ACREANA

Autori

  • José Júlio Cesar Araujo do Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v6i11.4789

Parole chiave:

Educação Profissional Indígena, Agentes Indígenas Agroflorestais, Universidade da Floresta e formação de professores

Abstract

A Educação Profissional e Tecnológica Integrada à Educação Escolar Indígena é uma proposta nova, regida pelo Programa Nacional de Integração da Educação da Profissional Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA (2007), surgida de uma demanda exigida pelos povos indígenas e suas organizações. Dentre os vários casos de sucesso pode-se destacar o caso dos Agentes Indígenas Agrofloretais. Cita-se a Universidade da Floresta e sua re-ligação de saberes, com respeito aos princípios e direitos da educação indígena traduzido no respeito à sociodiversidade e interculturalidade, a atuação cidadã no mundo do trabalho, da sustentabilidade sócio-ambiental e do respeito à diversidade dos sujeitos.

Pubblicato

11-04-2011

Come citare

NASCIMENTO, J. J. C. A. do. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INDÍGENA: UMA BREVE LEITURA DA EXPERIÊNCIA ACREANA. Educere et Educare, [S. l.], v. 6, n. 11, 2011. DOI: 10.17648/educare.v6i11.4789. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/4789. Acesso em: 17 lug. 2024.

Fascicolo

Sezione

Núcleo Temático: Interfaces Culturais e Formação de Professores