DISPOSITIVO GRUPAL E FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v6i11.4821Parole chiave:
Dispositivo grupal, Significações imaginárias, Aprendizagem.Abstract
O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social (GEPEIS) começou a questionar-se sobre a importância do grupo de pesquisa para a formação docente. Almejamos nesta pesquisa conhecer as possibilidades de pensar o grupo como um dispositivo de formação; identificar os saberes e as representações construídas pelas pessoas que compartilham a experiência da produção coletiva em um grupo de estudos e pesquisas e contribuir para a sustentação de alternativas teóricas no campo da formação de professores. Buscamos, através das trajetórias de formação dos sujeitos, conhecer as aprendizagens, as significações imaginárias e a possibilidade de ver o grupo como um dispositivo de formação; para tal, utilizamos dissertações de mestrado, imagens, entrevistas orais e narrativas escritas. Em nossos resultados, uma característica forte mencionada pelos sujeitos foi a diversidade como fator positivo no grupo, o intercâmbio de ideias, pensamentos, aprendizagens e vivências que esse espaço coletivo pode proporcionar. Também foi possível perceber como essa trama de significados e opiniões se constitui em um olhar grupal, em uma visão homogênea, oriunda da heterogeneidade do grupo. Assim, percebemos a importância do grupo como um dispositivo na formação de professores, como um território que possibilita a experiência mobilizadora de saberes, representações instituídas e outras formas de pensar a formação docente.
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