MODELAGEM MATEMÁTICA EM DISCIPLINAS DO ENSINO SUPERIOR: O QUE MANIFESTAM OS ESTUDANTES?

Autores

  • Rodolfo Eduardo Vertuan
  • Karina Alessandra Pessoa da Silva
  • Adriana Helena Borssoi

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v12i24.15391

Palavras-chave:

Educação Matemática, Modelagem Matemática, Aprendizagem.

Resumo

Neste trabalho apresentamos resultados de uma investigação sobre o que manifestam estudantes de dois cursos de licenciatura acerca de suas aprendizagens quando realizam atividades de modelagem matemática. Os dados que sustentam as análises são provenientes da disciplina de Estágio Supervisionado na Educação Básica do curso de Licenciatura em Matemática e da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1 do curso de Licenciatura em Química. A partir de agrupamentos realizados no que diz respeito às manifestações de aprendizagem por parte dos alunos pudemos inferir que a disciplina em que se dá a experiência com modelagem matemática e o contexto de cada curso, em certa medida, direcionam as reflexões de cada grupo e significam as atividades de modelagem matemática.

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Publicado

25-01-2017

Como Citar

VERTUAN, R. E.; PESSOA DA SILVA, K. A.; BORSSOI, A. H. MODELAGEM MATEMÁTICA EM DISCIPLINAS DO ENSINO SUPERIOR: O QUE MANIFESTAM OS ESTUDANTES?. Educere et Educare, [S. l.], v. 12, n. 24, 2017. DOI: 10.17648/educare.v12i24.15391. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/15391. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Modelagem Matemática na educação matemática: Cenário atual