NOTAS SOBRE A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: 1930 a 1940
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v11i23.16334Resumo
Esse texto discute a educação profissional entre 1930 e 1940 no Brasil, considerando as políticas públicas para educação profissional no período, em plena expansão do capitalismo monopolista. Neste prisma levaremos em conta as ideias dos industriais via revista do Instituto de Organização Racional do Trabalho – IDORT, examinando a dualidade no ensino profissionalizante. A formação de líderes, executivos, profissionais liberais e trabalhadores de alto escalão acontecia nas universidades nacionais e estrangeiras, enquanto os trabalhadores operacionais eram preparados em cursos de formação rápida e de cunho praticista. A burguesia industrial brasileira, no período histórico analisado, tinha um projeto político de construção da hegemonia instrumentalizado através de uma proposta educacional focada no desenvolvimento nacional a partir da industrialização, consubstanciada por uma ação ideológica que buscava a imposição de um novo consenso, naturalizando uma nova sociabilidade.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
BATISTA, E. L.; SILVA, J. C. da. NOTAS SOBRE A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: 1930 a 1940. Educere et Educare, [S. l.], v. 11, n. 23, 2000. DOI: 10.17648/educare.v11i23.16334. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/16334. Acesso em: 9 abr. 2025.
Edição
Seção
DOSSIÊ: ESTADO, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O SÉCULO XXII
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.