FILMES COMO ILUSTRAÇÃO OU DOCUMENTO HISTÓRICO? CINEMA E ENSINO DE HISTÓRIA
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v12i27.18369Palavras-chave:
Cinema, Educação, Ensino de HistóriaResumo
O uso de filmes nas aulas de História como prática didático-pedagógica tem uma historicidade própria no Brasil. Desde os projetos de Jonathas Serrano, no Colégio Pedro II nas primeiras décadas do século XX até as recentes pesquisas sobre a relação entre Cinema e História, muitos educadores têm se utilizado de filmes e outros produtos da indústria cultural cinematográfica para ensinar História. Problematizar o uso desses materiais, considerando-os para além da ilustração didática, requer tomá-los como documentos históricos que possibilitam, também, a problematização da constituição do próprio conhecimento histórico em sala de aula. Dessa forma, o artigo pretende fazer uma análise metodológica e uma proposição didática sobre o uso de filmes nas aulas de História, a partir das discussões trazidas pela Nova História e as recentes produções acadêmicas brasileiras.
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