APRESENTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v12i25.18427Resumo
O dossiê aqui apresentado foi produzido pelo GPSIE – Grupo de Pesquisa em
Psicologia e Educação (CECA-UNIOESTE) e pelo PEPSI – Laboratório de Pedagogia e
Psicologia (FACED-UFBA), juntamente com a Revista Educere et Educare, da Universidade
Estadual do Oeste do Paraná. O tema do dossiê é Análise do Comportamento, Educação e
Contemporaneidade.
A Análise do Comportamento é muito criticada e pouquíssimo conhecida na
Educação Brasileira, muito embora exista uma comunidade analítico-comportamental
brasileira reconhecida internacionalmente com muitas contribuições para a área, não só em
volume como em qualidade. No entanto, o diálogo entre analistas do comportamento e
outros educadores no Brasil continua incipiente, o que confere à presente iniciativa um
caráter inovador, progressista e democrático. Um verdadeiro “oásis” em um cenário
marcado pela rigidez e invariabilidade teórico-conceitual.
Este dossiê contempla um amplo leque de estudos relativos à interlocução Análise
do Comportamento e Educação, representando desde temas mais conhecidos quanto
temas emergentes, com privilégio para pesquisas empíricas que caracterizam a área, de
modo a contribuir para um debate cada vez mais atualizado e baseado em dados.
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