O OLHAR FILOSÓFICO-EPISTEMOLÓGICO SOBRE UM LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v13i30.20481Palavras-chave:
Empirismo. Ensino de Biologia. Livro didático.Resumo
Uma das correntes filosófico-epistemológicas marcantes e ainda presente em nosso meio diz respeito à fonte de conhecimento a partir da observação e experiência, mais conhecida como teoria empirista. Alinhada a essa corrente, há uma tendência, no Ensino de Ciências, à utilização de experiências para a elaboração de teoria, a partir da qual admite-se que é possível construir conhecimento. No entanto, essa visão recebe críticas. Neste sentido, o livro didático de Biologia dos autores Amabis e Martho (2016) foi analisado para sondar o nível de influência da base teórico-epistemológica empirista no ensino de biologia. A partir da seleção e leitura de alguns fragmentos do livro, traçamos um panorama e identificamos traços da teoria empirista. Os desdobramentos, como uma visão na construção imediata dos conceitos, são discutidos ao longo do texto.
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