PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO CONTEXTO MULTICULTURAL DO ENSINO DE BIOLOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v16i40.26909
Agências de fomento

Palavras-chave:

Ensino de Biologia, Educação ambiental, Educação plural.

Resumo

O presente trabalho apresenta a proposição de uma sequência didática composta de dez aulas, direcionada a docentes de Ciências Naturais e tendo como foco turmas de terceiro ano do Ensino Médio. Como base, foram adotadas as concepções do multiculturalismo crítico e do Ensino intercultural, em vista à aproximação da realidade dos estudantes às salas de aula de Biologia. O tema, por sua vez, foi o da relação entre problemas causados ao meio ambiente e ações humanas, trazendo, portanto, a união do plural ao natural. Com o material concretizado foi possível avaliar as suas contribuições e desafios. Como contribuição considera-se a sequência didática como uma possível referência aos docentes de Biologia, a um tema ainda incipiente e com poucas experiências relatadas. Os desafios partem da complexidade de elaboração de aulas baseadas nas concepções adotadas. Tais problemas colocam à prova a capacidade de renovação e criatividade de professores ligados às Ciências Naturais, em vista à elaboração de estratégias que se façam mais atentas à realidade dos alunos.

Biografia do Autor

Lucas Munhoz Cabral, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Lucas Munhoz Cabral é Especialista em Práticas Educativas em Ensino de Ciências e de Pluralidade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), e professor de ciências e de biologia. E-mail: lucasmunhoz2796@gmail.com

Kátia Elisa Prus Pinho, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Kátia Elisa Prus Pinho é Doutora em Ciências pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná,(UTFPR), professora do Curso de Tecnologia em Radiologia da UTFPR, pesquisadora na área de Engenharia Biomédica. E-mail: katiaprus@utfpr.edu.br

Carlos Eduardo Fortes Gonzalez, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Carlos Eduardo Fortes Gonzalez é Doutor em Educação pela Universidad de la Empresa, Montevidéu - Uruguai e pós-doutorado em Ensino de Ciências e Tecnologia pela UTFPR -  Universidade Tecnológica Federal do PR. Professor do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Ensino de Ciências da UTFPR. E-mail: cefortes@yahoo.com

Downloads

Publicado

29-12-2021

Como Citar

CABRAL, L. M.; PINHO, K. E. P.; GONZALEZ, C. E. F. PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO CONTEXTO MULTICULTURAL DO ENSINO DE BIOLOGIA. Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 40, p. 19–39, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i40.26909. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/26909. Acesso em: 19 abr. 2024.