A CONTRIBUICÃO DO PENSAMENTO DE MATURANA PARA A EDUCACÃO

Autores

  • Elisabeth Rossetto

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v5i10.4049

Palavras-chave:

Educação, Pensamento Sistêmico, Concepção.

Resumo

Este texto se propõe a refletir sobre as contribuições de Humberto Maturana para o campo da educação, tomando como referencial teórico a abordagem sistêmica. Essa abordagem conduz-nos a uma educação mais holística, preocupada com o sujeito na sua totalidade; indivíduo e contexto pensados como um conjunto de relações, descartando-se qualquer vestígio de fragmentação e explicações simplistas. Maturana é um autor que, partindo da biologia, provoca uma ruptura com o pensamento moderno, adentra ao mundo da cultura e anuncia o pensamento sistêmico como base epistemológica para o estudo do ser humano, propondo uma concepção ecossistêmica da realidade. Dessa maneira, as idéias de Maturana nos levam a compreender que educar é conviver em um espaço de aceitação recíproca, onde haja o respeito consigo mesmo e ao outro, delineando-se assim um novo caminho a ser percorrido.

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Publicado

10-01-2011

Como Citar

ROSSETTO, E. A CONTRIBUICÃO DO PENSAMENTO DE MATURANA PARA A EDUCACÃO. Educere et Educare, [S. l.], v. 5, n. 10, 2011. DOI: 10.17648/educare.v5i10.4049. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/4049. Acesso em: 28 mar. 2024.