REFLEXÕES SOBRE A EXISTÊNCIA E A IMAGINAÇÃO COMO FONTES DE SAÚDE: SERIA UMA DAS FUNÇÕES DA FORMAÇÃO HUMANA?
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v8i16.8932Resumo
Nos últimos anos vimos um aumento significativo de pessoas com transtornos emocionais, sobretudo crianças e adolescentes. Paralelamente a isso, cresce a prática de medicalização de emoções e sentimentos que poderiam ser considerados normais em nosso passado recente. Nas reflexões que fazemos entre a existência, a formação humana e a imaginação, buscamos compreender como se dá, no seu sentido mais genuíno, a saúde existencial, bem como desejamos problematizar o sentido simbólico do que estamos chamando de transtornos. Pautados nos estudos do Imaginário e dos estudos (Auto)biográficos, compreendemos a saúde como a capacidade de fazer dialogar as nossas faces de alegria e de dor, de prazer e de sofrimento, de temor e de esperança. Nesse sentido, a educação, alicerçada em uma pedagogia do imaginário e da (auto)formação, pode ser um caminho para uma sociedade mais cônscia de suas necessidades de sentir, pesar e agir.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.