“ESSA ESCOLA NÃO É PARA TODOS”: SISTEMAS DE CLASSIFICAÇÃO, MORAL E DESIGUALDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v9i17.10312Анотація
RESUMO: Este artigo tem como objetivo compreender o sistema classificatório com o qual operam os atores de uma escola pública carioca para investigar de que maneira este se relaciona com a produção de desigualdade entre os alunos. Por meio da observação participante, foi possível descrever diversos contextos de interação em que esses sistemas são revelados e construídos, tais como o conselho de classe e a sala de aula. Sugere-se que os critérios que orientam a interação entre professores e alunos na sala de aula e o processo de julgamento que caracteriza o conselho de classe são regidos por uma moralidade que configura uma concepção particular de mérito e justiça. Desta forma, por meio do estudo sobre desse sistema de classificação, com suas categorias e critérios, foi possível identificar os mecanismos que levam ao tratamento diferenciado entre os alunos e, portanto, perceber de que maneira a desigualdade é produzida.
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