MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA DE 1932: RELAÇÃO ENTRE CONHECIMENTO, INDIVÍDUO E SOCIEDADE
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v11i21.13529Ключові слова:
História, conhecimento, indivíduo e sociedade.Анотація
O artigo é destinado a uma análise da proposta educacional contida no Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova de 1932. Esse documento foi escrito num momento em que a educação nacional sofria duras criticas no que se refere à organização, à estrutura e à pedagogia. Ao longo das últimas décadas, muitos estudiosos da educação foram instigados a tomá-lo como tema de reflexão em suas pesquisas, o que resultou em posições consensuais em relação a alguns aspectos, mas discordâncias em relação a outros. No intuito de contribuir para esse debate, será analisada a proposta de reforma da educação pleiteada pelos signatários do documento, particularmente a importância que atribuíam ao conhecimento científico na solução dos problemas enfrentados pelos indivíduos em decorrência das novas demandas geradas pela modernização da sociedade. Procura-se analisar a questão proposta relacionando-a às circunstâncias históricas em que o documento foi produzido bem como apontar a importância de tal estudo para a atualidade.
Downloads
Опубліковано
Як цитувати
Номер
Розділ
Ліцензія
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.