COMO VAGA-LUME... O TRABALHO DE ACOMPANHAMENTO DO PROFESSOR EXPERIENTE AO PROFESSOR INICIANTE
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v13i27.14070Ключові слова:
Professor Experiente. Mentoria- acompanhamento. professores iniciantes.Анотація
Esta pesquisa tem origem no projeto aprovado pela UFMT no Observatório da EducaçãoOBEDUC/CAPES/INEP/SECADI, que investiga sobre o professor iniciante, seu desenvolvimento profissional, dificuldades e necessidades, inserindo neste contexto, o professor experiente. O objetivo principal foi o de evidenciar nasescolas dos municípios de Rondonópolis e Primavera do Leste, as dificuldadesque os professores iniciantes enfrentam no início de carreira e a como esta realidade se apresenta quando um professor experiente na escola lhe dá apoio e acompanhamento. O loci da pesquisaforam quatroescolas públicas, nos dois municípios, e os sujeitos foram quatro professoras iniciantes, sendo uma de cada escola, dois na Escola Municipal de Rondonópolis e dois na Escola Estadual de Primavera do Leste.As questões que se indagam são: Quais as dificuldades relatadas pelos professores no início da carreira profissional? Como eles percebem a inserção de um professor experiente para acompanhá-los e orientá-los em seus impasses e desafios? O que dizem os professores iniciantes que não contam com auxílio do professor experiente em suas práticas? Apoiada na pesquisa qualitativa, o estudo adotou para coleta de dados as narrativas das professoras que foram analisadas a partir de dois eixos: dilemas dos professores no início da carreira; e a relação de acompanhamento do professor experiente ao professor iniciante. Evidenciou-se nas narrativas, que os professores em início de carreira sofrem com a falta de experiência e o quanto o trabalho do professor experiente pode contribuir de forma significativa para jogar luz em seus caminhos a fim de tenha condições de enfrentar os desafios postos com mais confiança.
Downloads
Опубліковано
Як цитувати
Номер
Розділ
Ліцензія
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.