MAPA MENTAL E SUA IMPORTÂNCIA NO ENSINO, NA LEITURA E NA INTERPRETAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v15i36.24454Ключові слова:
Ensino de geografia, Mapa Mental, Aprendizagem,Анотація
RESUMO - O propósito deste trabalho foi entender como algumas práticas pedagógicas são capazes de elucidar conceitos geográficos, que por vezes são abstratos aos olhos dos discentes. O objetivo foi aproximar as práticas a vivência cotidiana dos alunos, a fim de contemplar o conhecimento e experiência à priori que os mesmos trazem consigo. Neste sentido, a cartografia participativa através dos mapas mentais se torna uma alternativa para articular o proposto. A metodologia se desenvolveu a partir de uma revisão bibliográfica sobre os conceitos de espaço e suas categorias de análise: percebido, concebido e vivido somado ao entendimento de lugar e da importância na representação como forma de linguagem a traduzir toda essa conceituação. Na sequência se realizou observações para constatar as dificuldades em metodologias na elucidação acerca do conceito de espaço e foi aplicado uma atividade que consiste em desenvolver mapas mentais com os discentes. Como resultado desta investigação, pode-se constatar o mapa mental ao aproximar a demanda curricular obrigatória ao conhecimento e experiência dos alunos, sobretudo na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), estimula um raciocínio geográfico perante os elementos que os rodeia, fundamental para formação cidadã.
Palavras-chave: Ensino de geografia; Mapa Mental; Aprendizagem;
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