Ciclo de vida profissional e as crenças curriculares de formadores em Ciências e Matemática

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DOI:

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2018.v.2.n.2.19936
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Capes

Palavras-chave:

Professores formadores, Crenças curriculares, Ciclo de vida profissional, Educação em Ciências e Matemática.

Resumo

Resumo: Os professores têm crenças curriculares, que foram construídas ao longo de sua trajetória formativa e profissional. Nesse sentido, temos como objetivo analisar as crenças curriculares de professores formadores que têm diferentes tempos de atuação docente. Realizamos um estudo empírico, com abordagem qualitativa, no qual aplicamos um questionário do tipo escala Likert a 27 docentes que atuam em cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática de uma universidade federal. Para análise das crenças curriculares e experiência docente selecionamos dez das 40 afirmativas do questionário. As crenças curriculares foram categorizadas em tradicionais ou construtivistas. O ciclo profissional foi dividido entre 0-3 anos, 4-6 anos, 7-25 anos, 25-35 anos e mais de 35 anos. Os resultados apontam que a maioria dos professores, independentemente do tempo de atuação, apresentam tendência a crenças curriculares construtivistas, embora traços de crenças curriculares tradicionais tenham sido mais encontrados entre professores que atuam há menos de três anos.

Palavras-chave: Professores formadores; Crenças curriculares; Ciclo de vida profissional; Educação em Ciências e Matemática.

 

Professional life cycle and the curricular beliefs of teachers in Science and Mathematics

Abstract: Teachers have curricular beliefs, which were built along their formative and professional trajectory. In this sense, we aim to analyze the curricular beliefs of teacher educators who have different teaching times. We carried out an empirical study, with a qualitative approach, in which we applied a Likert scale questionnaire to 27 teachers who work in Sciences of Nature and Math teaching courses from a multiple-campus federal university. For the analysis of the curricular beliefs and teaching experience we selected ten of the 40 statements of the questionnaire. Curricular beliefs were categorized into traditional or constructivist. The professional cycle was divided in less than 3 years, 4-6 years, 7-25 years, 25-35 years and more than 35 years. The results show that most teachers, regardless of the time of performance, tend to constructivist curricular beliefs, although traces of traditional curricular beliefs have been found among teachers who have been working for less than three years.

Keywords: Teacher training; Curricular beliefs; Professional life cycle; Education in Science and Mathematics.

 

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Biografia do Autor

Letícia Ribeiro Lyra, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, Santa Catarina, Brasil.

José Francisco Custódio, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor Adjunto IV da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC. Endereço para correspondência: Universidade Federal de Santa Catarina - Centro de Ciências Físicas e Matemáticas- Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica - Blocos Modulados - Corredor B, sala 1, Campus Universitário. Trindade CEP 88040900, Florianópolis, SC

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Publicado

31-08-2018

Como Citar

LYRA, L. R.; CUSTÓDIO, J. F. Ciclo de vida profissional e as crenças curriculares de formadores em Ciências e Matemática. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 242–263, 2018. DOI: 10.33238/ReBECEM.2018.v.2.n.2.19936. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/19936. Acesso em: 13 out. 2024.

Edição

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Pesquisa