A contextualização do currículo frente às novidades científicas na formação inicial em ciências biológicas e pedagogia

Autores

  • Adriana Fratoni dos Santos Professora da Educação Básica da rede Municipal de Cornélio Procópio, Paraná. https://orcid.org/0000-0002-6138-1439
  • Lucken Bueno Lucas Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio. https://orcid.org/0000-0003-2122-8672
  • Marinez Meneghello Passos Professora Sênior da Universidade Estadual de Londrina (UEL), atuando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM). É Professora Colaboradora Sênior da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) – Campus Cornélio Procópio, atuando no Programa de Pós-Graduação em Ensino (GGPEN). https://orcid.org/0000-0001-8856-5521
  • Sergio de Mello Arruda Professor Sênior da Universidade Estadual de Londrina (UEL), atuando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM). Atua como professor orientador na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) – Campus Cornélio Procópio, Programa de Pós-Graduação em Ensino (GGPEN). https://orcid.org/0000-0002-4149-2182

DOI:

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.1.25246
Agências de fomento
CNPq

Palavras-chave:

Ensino, Currículo e contexto, Formação inicial de professores

Resumo

Resumo: O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou, junto a um grupo de licenciados de Ciências Biológicas e de Pedagogia, a forma como o currículo escolar tem sido abordado em sua formação inicial. A partir de um curso formativo, o currículo escolar relacionado ao ensino de Ciências Naturais foi discutido com esses estudantes quanto à sua abertura para os conhecimentos recentes de suas áreas de referência. Os dados coletados abrangeram respostas a um questionário, analisados com base nos pressupostos da Análise Textual Discursiva. Do processo analítico, foi evidenciado uma categoria denominada “Formação docente” que revelou, em três subcategorias, as percepções dos cursistas quanto à insuficiência do debate sobre os saberes curriculares na formação inicial, a compreensão do papel dos professores na contextualização do currículo e a relevância dos conteúdos escolares na aprendizagem dos fenômenos naturais, frente à necessária abertura dos programas curriculares para as novidades científicas.

Palavras-chave: Ensino; Currículo e contexto; Formação inicial de professores.

 

The curriculum contextualization in the face of scientific news in the initial formation in biological sciences and pedagogy

Abstract: The article presents the results of a research that investigated how curricular knowledge has been approached in the initial formation of a group of students of Biological Sciences and Pedagogy. The school curriculum related to the teaching of Natural Sciences was discussed with these students, in terms of their flexibility and openness to the recent knowledge of their reference areas, in a training course. The collected data included answers to a questionnaire interpreted from the assumptions of the Discursive Textual Analysis. From the analysis, a category called “Teacher education” was evidenced, which revealed, through three subcategories, the perceptions of students regarding the insufficiency of the debate on curricular knowledge in initial education, the understanding of the role of teachers in contextualizing the curriculum and the relevance of school content in the learning of natural phenomena, given the necessary opening of curricular programs to scientific news.

Keywords: Teaching; Curriculum and context; Initial teacher training.

 

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Biografia do Autor

Adriana Fratoni dos Santos, Professora da Educação Básica da rede Municipal de Cornélio Procópio, Paraná.

Mestrado Profissional em Ensino (2017-2018), Graduada em pedagogia (2011), Especialista em Educação Especial Inclusiva (2012-2013), ambos ofertado pelo Centro de Ciências Humanas e da Educação, da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, Campus de Cornélio Procópio. Especialização em Educação Infantil (2015). Atualmente professora da Educação Básica da rede Municipal de Cornélio Procópio e docente no regime CRES na UENP - Campus de Cornélio Procópio. Ênfase na área da Formação de Professores para o desenvolvimento de pesquisas e áreas afins da educação. Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação (GEPEDUC) na linha de formação de professores e no grupo GPEFOP - Grupo de Pesquisa em Ensino e Formação Profissional.

Lucken Bueno Lucas, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio.

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Especialista em Bioética, Mestre e Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (Bolsas CAPES). É professor efetivo do Colegiado de Ciências Biológicas e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) da UENP - Campus Cornélio Procópio. Foi coordenador do Mestrado Profissional em Ensino no período 2015-2019. Atua como consultor da Área de Ensino na CAPES desde 2018. É membro do Comitê Assessor de Área (CAA - Ciências Humanas) da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná. É editor-assistente da Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino - REPPE. Lidera o GPEFOP - Grupo de Pesquisa em Ensino e Formação de Professores, cadastrado no CNPq e autorizado pela UENP. Participou como coordenador de área do PIBID (Ciências e Biologia) nos editais de 2014-2017 e 2018-2019. Desenvolve pesquisas nas Áreas de Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia) e Educação Matemática, Formação de Professores (Saberes Docentes) e Axiologia aplicada ao Ensino.

Marinez Meneghello Passos, Professora Sênior da Universidade Estadual de Londrina (UEL), atuando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM). É Professora Colaboradora Sênior da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) – Campus Cornélio Procópio, atuando no Programa de Pós-Graduação em Ensino (GGPEN).

MARINEZ MENEGHELLO PASSOS é Bacharel e Licenciada em Matemática (UEL, 1981-1982), Mestre em Matemática (UEL, 1989), Mestre em Educação (UEL, 2004) e Doutora em Educação para a Ciência (Unesp, 2009). Professora da Universidade Estadual de Londrina de 1982 a 2015. Desde 2015 atua como Professora Sênior da Universidade Estadual de Londrina, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Educação Matemática (PECEM). Desde 2017 atua como Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Possui diversos artigos e trabalhos publicados em Educação Matemática e Ensino de Ciências. Orientou (e ainda orienta) diversas dissertações de mestrado e teses de doutorado em Ensino, Educação Matemática e Ensino de Ciências. Supervisionou (e ainda supervisiona) estágios pós-doutoral. Atuou (e ainda atua) em projetos de extensão, ensino e pesquisa como coordenadora e/ou colaboradora. Autora de livros didáticos em Matemática e Ciências para o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos. Atualmente coordena e colabora com projetos de pesquisa. É líder do grupo de pesquisa EDUCIM, criado em 2002 [http://www.educim.com.br/]. Dedica-se atualmente às seguintes linhas de pesquisa: Análises Qualitativas; Formação de Professores; Educação Informal; Ensino e Aprendizagem de Matemática e Ciências; Metacognição. Foi bolsista Produtividade da Fundação Araucária no período de 2014-2016; bolsista Sênior da Fundação Araucária no período de 2016-2019. ORCID: http://orcid.org/0000-0001-8856-5521. Bolsista Produtividade do CNPQ - nível 2 - aprovado no Edital 06/2019.

Sergio de Mello Arruda, Professor Sênior da Universidade Estadual de Londrina (UEL), atuando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM). Atua como professor orientador na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) – Campus Cornélio Procópio, Programa de Pós-Graduação em Ensino (GGPEN).

ERGIO DE MELLO ARRUDA é Bacharel em Física (USP, 1976), Mestre em Ensino de Ciências (USP, 1994) e Doutor em Educação (USP, 2001). Foi professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL) de 1978 a 2016. Foi Professor Visitante Sênior da Universidade Tecnológica Federal do Paraná de 2017 a 2019. Coordenou diversos projetos de pesquisa e extensão financiados pelo CNPq, CAPES, Vitae. Possui diversos artigos e trabalhos publicados em Ensino de Ciências e Matemática. Orientou diversas dissertações de mestrado e teses de doutorado em Ensino de Ciências e Matemática. Cargos exercidos: coordenador do Programa em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEL (PECEM) de 2002 a 2004; diretor do Museu de Ciência e Tecnologia da UEL de 2009 a 2014; coordenador institucional do projeto PIBID/UEL de 2009 a 2013; Pró-reitor de extensão da UEL de 2014 a 2016. Atualmente é: professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (PECEM/UEL); professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná (PPGEN/UENP); professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (PPGMAT/UTFPR). É líder do grupo de pesquisa EDUCIM, criado em 2002 (http://educim.com.br/). Linhas de pesquisa atuais: Formação de professores em Ciências e Matemática; Ensino-aprendizagem em Ciências e Matemática; Relação com o saber em sala de aula; Ação docente, ação discente e suas conexões. Bolsista de Produtividade do CNPq - nível 1D. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4149-2182

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Publicado

30-04-2021

Como Citar

FRATONI DOS SANTOS, A.; BUENO LUCAS, L.; MENEGHELLO PASSOS, M.; DE MELLO ARRUDA, S. A contextualização do currículo frente às novidades científicas na formação inicial em ciências biológicas e pedagogia. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 1–21, 2021. DOI: 10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.1.25246. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/25246. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

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Pesquisa