O planejamento e a utilização dos planos de aula “nova escola” em matemática

Autores

  • Rosiane Figueredo Prates Sedu - Governo do Estado do Espírito Sanot
  • Adriana da Costa Barbosa Ifes - Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2020.v.4.n.3.25262
Agências de fomento

Palavras-chave:

Planejamento, Ensino, Matemática, Plano de aula.

Resumo

Resumo: Esse estudo descreve o processo de planejamento de aula, a partir da análise de metodologia no contexto do Projeto Planos de Aula “Nova Escola” para a unidade de Números elencado na Base Nacional Comum Curricular – BNCC. O percurso metodológico perpassa a reflexão dos pressupostos sobre planejamento escolar, organização didática da aula, planejamento de ensino, bem como a análise da aprendizagem sob a ótica de uma matemática criativa. Os pressupostos pedagógicos e metodológicos ampararam a reflexão da metodologia contida nos planos de aulas, sua relação com o planejamento docente e o processo de ensino-aprendizagem em Matemática no Ensino Fundamental, nos ajudando a compreender um planejamento de matemática realizado no contexto da revista “Nova Escola”. Esperamos que este estudo possa contribuir para reflexão acerca do planejamento nas aulas de matemática, a fim de que o ensino da disciplina possa ocorrer de maneira diferenciada e atrativa.

Palavras-chave: Planejamento; Ensino; Matemática; Plano de Aula; Nova Escola.

 

Planning and using “new school” class schemes in mathematics

Abstract: This study describes the lesson planning process, from the analysis of methodology in the context of the “Nova Escola” Lesson Plans Project for the Numbers unit listed in the National Common Curricular Base - BNCC. The methodological path runs through the reflection of the assumptions about school planning, the didactic organization, the teaching planning, as well as the analysis of learning from the perspective of creative mathematics The pedagogical and methodological assumptions, supported the reflection of the methodology contained in the lesson plans, its relationship with the teaching planning and the teaching-learning process in Mathematics in Elementary School, helping us to understand a mathematical planning carried out in the context of the “Nova Escola” magazine. We hope that this study can contribute to reflection about planning in mathematics classes, so that the teaching of the discipline can occur in a different and attractive way.

Keywords: Planning; Teaching; Mathematics; Class Plan; Nova Escola.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: 04 mai. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, DF: MEC, 1997.

BOALER, Jo. Mentalidades Matemáticas: estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspirados e do ensino inovador/Jo Boaler; tradução: Daniel Bueno; revisão técnica: Fernando Amaral Carnaúba, Isabele Veronese, Patrícia Cândido. – Porto Alegre: Penso, 2018.

D’AMBROSIO, U. Educação Matemática: Da teoria à prática. Campinas: Papirus, 1996.

DARC, L. Afinal, o que é esforço produtivo e como ele funciona na Matemática? 2017. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/7090/afinal-o-que-e-esforco-produtivo-e-como-ele-funciona-na-matematica>. Acesso em: 05 mai .2020.

HAYDT, R. C. C. O Planejamento da ação didática. 8. ed. São Paulo: Ática, 2006.

INEP. Programa Internacional de Avaliação de Estudantes - PISA. 2019. Disponível em: <http://inep.gov.br/web/guest/pisa>. Acesso em: 01 abr. 2020.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez editora, 2006.

LIMA, A. A.; COELHO, R. R. C.; SILVA, R. C. da. A importância do trabalho diferenciado dentro da disciplina de Matemática no Ensino Fundamental. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, Cajazeiras, v. 1, Ed. Especial, p. 564 – 572, set/dez., 2016.

NOVA ESCOLA. Projeto Planos de aula em Matemática: Adição e subtração de racionais na forma fracionária (ampliação). 2018. Revista NOVA ESCOLA. Disponível em: <https://novaescola.org.br/plano-de-aula/1954/adicao-e-subtracao-de-racionais-fracionarios-na-pratica-ampliacao>. Acesso em: 31 mar. 2020.

NOVA ESCOLA. Sobre os planos de aula. 2017. Disponível em: <https://novaescola.org.br/plano-de-aula/sobre>. Acesso em: 31 mar. 2020.

SMITH, M. S.; SILVER, E. S.; STEIN, M. K. Implementing standards-based mathematics instruction: A casebook for professional development. New York: Teachers College Press. 2000, p. 16.

VEIGA, I. P. A. Organização Didática da aula: um projeto colaborativo de ação imediata. In: VEIGA, I. P. A (Org). Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas. Campinas: Papirus, 2008, p. 267-297.

LEONTIEV, A. N.; LURIA, A.R.; VYGOTSKY, L.S. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone/Edusp, 1988.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Daniel Grassi (Trad). 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

28-09-2020

Como Citar

PRATES, R. F.; BARBOSA, A. da C. O planejamento e a utilização dos planos de aula “nova escola” em matemática. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 476–498, 2020. DOI: 10.33238/ReBECEM.2020.v.4.n.3.25262. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/25262. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Pesquisa