O uso de games nos anos iniciais do ensino fundamental: o que dizem as pesquisas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.1.25735
Agências de fomento

Palavras-chave:

Anos iniciais. Games. Ensino-aprendizagem.

Resumo

Resumo: Neste texto apresentamos um panorama das pesquisas sobre uso de games nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir dos repositórios da CAPES e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) em um recorte temporal de 2014 a 2019. Trata-se de uma pesquisa do tipo bibliográfica. Foram reunidos 17 trabalhos sobre games ou jogos digitais e após uma filtragem, analisamos nove produções. Os trabalhos revelaram que as crianças contemporâneas passam mais de duas horas do seu tempo diário fazendo uso de games e no contexto escolar, seu uso também é presente, possibilitando um ensino dinâmico e atrativo nas diferentes áreas do saber. Além disso, colabora para aprendizagem de alunos com dificuldades de aprendizagem, permite maior interação, o desenvolvimento do raciocínio lógico e estimula as relações entre objetos virtuais e reais.

Palavras-chave: Anos iniciais. Games. Ensino-aprendizagem.

 

The use of games in the first years of fundamental education: what research says

Abstract: In this text, we present an overview of research on the use of games in the early years of elementary school from the CAPES and Brazilian Digital LLibrary of Theses and Dissertations (BDTD) repositories in a time frame from 2014 to 2019. This is a bibliographic research. 17 works about games or digital games were gathered and after filtering, we analyzed nine productions. The works revealed that contemporary children spend more than two hours of their daily time using games and in the school context, their use is also present, enabling dynamic and attractive teaching in different areas of knowledge. In addition, it contributes to the learning of students with learning difficulties, allows greater interaction, the development of logical reasoning and stimulates the relationships between virtual and real objects.

Keywords: Elementary school. Games. Teaching-learning.

 

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Biografia do Autor

José Elyton Batista dos Santos, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (2018). Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2014) e licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (2020). Especialista em Metodologia do Ensino da Matemática e Física pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2015) e especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI (2019). Integrante dos grupos de pesquisa: Núcleo Colaborativo de Práticas e Pesquisas em Educação Matemática (NCPPEM/UFS) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação (FOPTIC/UFS). Possuo experiência como professor formador de professores para as habilidades da Prova Brasil. Atualmente sou professor efetivo da educação básica da Secretaria Municipal de Educação de Maragogi - AL.

Bruno Meneses Rodrigues, Universidade Federal de Sergipe

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Especialista em Direitos Infanto-Juvenis no Ambiente Escolar (UFS). Graduado em Química Licenciatura (UFS). Experiência na área de ensino de Ciências Naturais, ensino de Química na educação básica e tutoria em cursos de graduação. Atua nas áreas de Química, ensino de Química e TIC aplicadas a educação.

Carlos Alberto Alberto de Vasconcelos, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Licenciado em Geografia (1990); Pedagogia (1994) e Letras (2004). Especialização em Geografia do Brasil (FUNESO), Capacitação Pedagógica para Professores e Instrutores de Treinamento (UFRPE), Educação Ambiental (UFPE) e Desenvolvimento Sustentável para o Semiárido Nordestino (UFCG). Mestrado (2000) e Doutorado (2009) em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe, Estágio Pós Doutoral em Educação Contemporânea (2015-UFPE). Professor Adjunto IV do Depto de Educação, do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIMA) e do Programa de Pós graduação em Educação (PPGED) na Universidade Federal de Sergipe. Atua nas áreas de Formação de Professores, Avaliação da Aprendizagem, Educação Ambiental, Trabalho Infantil, Ensino e Metodologia da Geografia e das Ciências Naturais,Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação a Distância. Integra o Grupo de Pesquisa Educação e Contemporaneidade (EDUCON) CNPQ/UFS, e é Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação - FOPTIC/CNPq/UFS.

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Publicado

30-04-2021

Como Citar

SANTOS, J. E. B. dos; RODRIGUES, B. M.; VASCONCELOS, C. A. A. de. O uso de games nos anos iniciais do ensino fundamental: o que dizem as pesquisas. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 209–225, 2021. DOI: 10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.1.25735. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/25735. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Pesquisa