Construção colaborativa de uma sequência didática: estratégias facilitadoras para a prática docente de professores de matemática
DOI:
https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.1.25832Palabras clave:
Prática docente, Sequência didática, Análise textual discursivaResumen
Resumo: Este artigo apresenta uma pesquisa que trata da contribuição da sequência didática como estratégia facilitadora para o ensino de matemática a partir de uma perspectiva colaborativa envolvendo quatro professores de uma instituição estadual do Rio de Janeiro. Nosso referencial teórico se baseou em Tardif, Shulman e Zabala. A busca por possibilidades de colaboração com a prática docente e o beneficiamento da aprendizagem dos alunos foram os principais objetivos que procuramos alcançar. Os instrumentos para coleta de dados foram mediados por entrevistas e questionários. Os dados foram analisados por Análise Textual Discursiva. Neste artigo, apresentamos as análises de um dos participantes. Os resultados e a construção colaborativa de uma sequência didática mostraram-se positivos para contribuir como estratégias facilitadoras à prática pedagógica desenvolvida pelos professores, assim como possibilitaram questionamentos e discussões sobre o tema trabalhado, projetando anseios e desafios que envolvem o fazer docente.
Palavras-chave: Prática docente; Sequência didática; Análise textual discursiva.
Collaborative construction of a didactic sequence: facilitating strategies for the teaching practice of teachers of mathematics
Abstract: This article presents research that deals with the contribution of the didactic sequence as a facilitating strategy for teaching mathematics, based on a collaborative research involving four teachers from a state institution in Rio de Janeiro city. Our theoretical reference was based on Tardif, Shulman and Zabala. The search for possibilities of collaboration with the teaching practice and the improvement of student learning were the main objectives that we seek to achieve. The instruments for data collection were interviews and questionnaires and the data were analyzed from Discursive Textual Analysis. Let us, in this article, present the analyses of one of the subjects. The results and the collaborative construction of a didactic sequence proved to be positive to contribute as facilitating strategies for the pedagogical practice developed by the teachers, as well as allowing questions and discussions on the theme worked, projecting concerns and challenges that involve teaching.
Keywords: Teaching practice; Didactic sequence; Discursive textual analysis.
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