Percepção de licenciandos sobre o papel da experimentação no ensino de química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.1.25879
Agências de fomento
Universidade Estadual de Maringá, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Lúdico, Ensino e Aprendizagem.

Resumo

Resumo: Diante das dificuldades envolvidas no Ensino de Ciências e a necessidade de abordagens lúdicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem, este artigo apresenta de forma sucinta um relato de experiência vivenciada pelos pesquisadores durante a aplicação de uma gincana intitulada “compartilhando o conhecimento” realizada com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Unidade Integrada Manoel Campos Sousa no município de Bom Jesus das Selvas – MA. A proposta foi desempenhada no âmbito do Programa Residência Pedagógica em maio de 2019. Os resultados apontam para a eficácia da proposta e demonstram a importância do uso dessas ações para proporcionar aos discentes de forma prazerosa o desenvolvimento da socialização, além de habilidades cognitivas.

Palavras-chave: Ensino de Ciências; Lúdico; Ensino e Aprendizagem.

 

Play and science teaching: reflections on the gincana “sharing knowledge” in the framework of the pedagogical residence program

Abstract: Because the difficulties involved in Science Teaching and the need for playful approaches to facilitate the teaching and learning process, this article succinctly presents an account of the experience lived by researchers during the application of a contest called “sharing knowledge” carried out with 6th-year students of Elementary School at the Manoel Campos Sousa Integrated Unit in the municipality of Bom Jesus das Selvas - MA. The proposal was carried out within the scope of the Pedagogical Residency Program in May 2019. The results point to the effectiveness of the proposal and demonstrate the importance of using these actions to provide students with pleasure in the development of socialization, in addition to cognitive skills.

Keywords: Science teaching; Playful; Teaching and learning.

 

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Biografia do Autor

Paula Cavalcante Monteiro, Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Posssuo graduação em Química licenciatura/bacharelado com  mestrado e doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Atualmente sou professora de Estágio Supervisionado e Instrumentação para o Ensino de Química no curso de Licenciatura em Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

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Publicado

30-04-2021

Como Citar

MONTEIRO, P. C.; RODRIGUES, M. A.; FILHO, O. S.; BATISTA, M. C. Percepção de licenciandos sobre o papel da experimentação no ensino de química. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 72–88, 2021. DOI: 10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.1.25879. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/25879. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Pesquisa