Percepções acerca de adolescência por parte de professores de ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.1.26083
Agências de fomento

Palavras-chave:

Adolescências, Ensino de Ciências, Formação continuada de professores de ciências

Resumo

Resumo: Discutimos percepções sobre adolescência de um grupo de professores de ciências que frequentaram um curso de extensão. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa em educação com foco no cotidiano escolar que incluiu como instrumentos de pesquisa: material proveniente de videogravação, produções dos professores e anotações da pesquisadora. Na análise, usamos algumas ideias de Moscovici para representações sociais. Constatamos percepções pouco divergentes em relação aos estereótipos de adolescentes difundidos socialmente, ainda que tenham ocorridos avanços (como o reconhecimento de características dos adolescentes, das referências etc.) em direção aos conceitos científicos trabalhados no curso. Esperamos maior atenção sobre adolescência na formação de professores de ciências, posto que, possivelmente, essas percepções estão presentes na forma com que os professores exercem seu trabalho.

Palavras-chave: Adolescência; Ensino de Ciências; Formação Continuada de Professores de Ciências

 

Perceptions about adolescence by science teachers

Abstract: We discussed perceptions about adolescence of a Science teachers group who attended an extension course. Although, we conducted a qualitative research in education with a focus on school routine, which included as research tools: video recording material, teachers productions and the researcher`s notes. In this analysis, we used some of Moscovici`s ideas for social representations. We found slightly divergent perceptions in relation to adolescents stereotypes that are socially disseminated. Even though advances have occurred (such as the recognition of adolescents characteristics, references and etc.) towards the scientific concepts worked on that course. We expect greater attention on adolescence in the training of Science teachers, since these perceptions are present in the way that teachers exercise their work.

Keywords: Adolescence; Science Teaching; Continuing Education of Science Teachers.

 

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Biografia do Autor

Tatiana Marcondes, Universidade Federal de São Paulo

Professora de ciências em dois colégios particulares da região metropolitana do Estado de São Paulo (embora nas bases do ORCID esteja cadastrado somente um). Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

José Alves da Silva, Universidade Federal de São Paulo.

Professor associado da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - Campus Diadema e professor orientador do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática (PECMA) da Unifesp-Diadema. Pesquisa adolescência no contexto escolar, aliando-a com a discussão crítica da pós-modernidade na educação, bem como as questões de estética e simetria no ensino de física. Atua com formação inicial e continuada de professores, tendo prestado consultorias para diferentes instituições. É doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (2008), mestre em Ensino de Ciências - Modalidade Física pela Universidade de São Paulo (2002) e graduado em Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo (1998). Foi diretor-geral da DOT - Diretoria de Orientação Técnica da Secretaria Municipal de Educação da Cidade de São Paulo, consultor da Secretaria de Ensino Médio e Tecnológico do Ministério da Educação, autor da coleção de livros didáticos de Física do Projeto Escola e Cidadania (Editora do Brasil), consultor para o caderno de gestores da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, editor pleno de livros didáticos de Física e de Ciências e professor da rede pública municipal e estadual de São Paulo.

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Publicado

30-04-2021

Como Citar

MARCONDES, T.; SILVA, J. A. da. Percepções acerca de adolescência por parte de professores de ciências. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 226–249, 2021. DOI: 10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.1.26083. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/26083. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Pesquisa