A evolução como eixo integrador das ciências biológicas: uma unidade didática no contexto do ensino de biologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.1.26905
Agências de fomento

Palavras-chave:

Ensino de Evolução, Didática da Biologia, Aprendizagem Significativa, UEPS

Resumo

Resumo: Estudos realizados nas últimas décadas indicam que a Biologia vem sendo ensinada de forma fragmentada e descontextualizada nas escolas brasileiras. Dentre os fatores apontados como causa desta tendência, destaca-se a negligência em relação ao ensino de Evolução, que raramente é tratado como o eixo integrador das Ciências Biológicas. Partindo disso, este estudo propõe uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para a promoção da aprendizagem das ideias fundamentais à formação do pensamento evolutivo e compreensão dos fenômenos e mecanismos biológicos de maneira integrada e contextualizada. A UEPS construída aborda a Evolução por meio das cinco principais ideias evolucionistas do paradigma darwiniano e é sugerida para ser utilizada no primeiro ano do Ensino Médio.

Palavras-chave: Ensino de Evolução; Didática da Biologia; Aprendizagem Significativa; UEPS.

 

Evolution as a unifying axis of biological sciences: a teaching unit in the context of biology teaching

Abstract: Studies carried out in the last decades indicate that Biology has been taught in a fragmented and decontextualized way in Brazilian schools. Among the factors pointed out as the cause of this trend, the negligence related to the teaching of Evolution stands out, which is rarely treated as the unifying axis of the Biological Sciences. Based on these understandings, this study proposes a Potentially Meaningful Teaching Unit (PMTU) to promote the learning of fundamental ideas for the formation of evolutionary thinking and understanding of biological phenomena and mechanisms in an integrated and contextualized way. The PMTU developed addresses Evolution through the five main evolutionary ideas of the Darwinian paradigm and is suggested to be used in the first year of High School.

Keywords: Teaching of Evolution; Biology Teaching; Meaningful Learning; PMTU.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Leonardo Guarilha Colli, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Licenciado em Ciências Biológicas, especializado em Ensino de Ciências Biológicas e mestrando no programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM) da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Mariana Aparecida Bologna Soares de Andrade, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PECEM

Centro de Ciências Biológicas

Depto. de Biologia Geral

Vinícius Colussi Bastos, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Graduado em Ciências Biológicas com habilitação em Licenciatura Plena, pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Mestre e Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática, pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM) da Universidade Estadual de Londrina - UEL. Atualmente é professor Assistente no Departamento de Biologia Geral, da UEL e da UEPG. Desenvolve pesquisas na área dos Estudos Culturais e Ensino de Ciências, dedicando-se a temáticas das Ciências Naturais, Gêneros, Sexualidades, Saúde e Educações.

Referências

ARAÚJO, L. A. L. Evolução biológica: da pesquisa ao ensino. Porto Alegre: Editora Fi, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: ensino médio. 2017. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=85121-bncc-ensino-medio&category_slug=abril-2018-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 15 mar. 2020.

DOBZHANSKY, T. Nothing in Biology Makes Sense Except in the Light of Evolution. American Biology Teacher, Washington D. C., v. 35, n. 3, p. 125-129, Mar., 1973.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa Científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=oB5x2SChpSEC&printsec=frontcover#v=onepage&q&f=false>. Acesso em 14 de abril de 2021.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. 56ª ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz & Terra, 2018.

GALVÃO, M. F.; BASTOS, R. W.; MOREIRA, F. F.; RODRIGUES, A. C.; YOTOKO, K. C. Jogo da Evolução. Genética na Escola. Viçosa: Universidade Federal de Viçosa, v. 7, n. 2, p. 66-73, 2012.

GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MAYR, E. Biologia, ciência única: reflexões sobre a autonomia de uma disciplina científica. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

MAYR, E. O que é a evolução. 1ª ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2009.

MEYER, D.; EL-HANI, C. N. Evolução: o sentido da biologia. São Paulo: Editora UNESP. 2005.

MOREIRA, M. A. Unidades de Ensino Potencialmente Significativas - UEPS. Porto Alegre, 2012. Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/~moreira/>. Acesso em: 10 jul. 2019.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem Significativa Crítica. 2a ed. Porto Alegre, 2010. Disponível em: < http://moreira.if.ufrgs.br>. Acesso em: 05 jul. 2019.

OLEQUES, L. C.; BOER, N.; TEMP, D. S.; BARTHOLOMEI-SANTOS, M. L. Evolução biológica como eixo integrador no ensino de biologia: concepções e práticas de professores do ensino médio. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 8, 2011, Campinas. Anais... Campinas: ABRAPEC, 2011. p. 01-12 Disponível em: <http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R1066-1.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2019.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Diretrizes Curriculares da Educação Básica. Curitiba: 2008.

PARANÁ. Referencial Curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações. Curitiba, 2018. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/bncc/2018/referencial_curricular_parana_cee.pdf >. Acesso em: 16 nov. 2020.

TIDON, R.; LEWONTIN, R. C. Teaching evolutionary biology. Genetics and Molecular Biology, v.27, n.1, p.124-31, Mar., 2004.

ZAMBERLAN, S. J.; SILVA, M. R. O Ensino de Evolução Biológica e sua Abordagem em Livros Didáticos. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 37, n. 1, p. 187-212, abr., 2012.

Downloads

Publicado

30-04-2021

Como Citar

GUARILHA COLLI, P. L.; BOLOGNA SOARES DE ANDRADE, M. A.; COLUSSI BASTOS, V. A evolução como eixo integrador das ciências biológicas: uma unidade didática no contexto do ensino de biologia. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 22–47, 2021. DOI: 10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.1.26905. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/26905. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Pesquisa