O uso dos filmes de ficção científica para o ensino de ciências com enfoque ciência, tecnologia e sociedade: uma revisão sistemática da literatura

Autores

  • Thaís Mendes Rocha Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Josie Agatha Parrilha da Silva Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Bettina Heerdt Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

DOI:

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.1.26935
Agências de fomento
CAPES, CNPQ, Grupo de pesquisa INTERART - Interação entre Arte, Ciência e Educação, diálogos e interfaces nas Artes Visuais (UEPEG/UEM).

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Enfoque CTS, Arte e Ciência, Cinema, Filmes de Ficção Científica

Resumo

Resumo: Esta revisão sistemática da literatura teve como objetivo identificar a forma que os filmes de ficção científica (FC) abordam questões do ensino das Ciências e o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A pesquisa utilizou bancos de dados com os seguintes descritores: “Ensino de Ciências, CTS, Ficção Científica e Cinema”. Os resultados evidenciaram que desde a década de 1980, os filmes de FC são utilizados como recurso metodológico no ensino de Ciências, mas ainda são escassos os estudos que relacionam o CTS com os filmes de FC. Nas quatro pesquisas encontradas, entre 2012 e 2019, a articulação dos três componentes da tríade CTS, raramente ocorre de forma coerente com os referenciais, prevalecendo o realce na ciência, ou em tecnologia e, majoritariamente, na sociedade, sobrelevando as questões socioambientais.

Palavras-chave: Ensino de Ciências; Enfoque CTS; Arte e Ciência; Cinema; Filmes de Ficção Científica.

 

The use of scientific fiction films for teaching sciences with a focus on science, technology and society: a systematic review of literature

Abstract: This systematic review of the literature aimed to identify the way that science fiction films (SF) address issues of science teaching and the focus on Science, Technology and Society (STS). The research used databases with the following descriptors: “Science Teaching, STS, Science Fiction and Cinema”. The results showed that, since the 1980s, SF films have been used as a methodological resource in science teaching, but there are still few studies relating STS to SF films. In the four researches found, between 2012 and 2019, the articulation of the three components of the STS triad, rarely occurs in a coherent manner with the references, with emphasis on science or technology and, mainly, on society, prevailing, raising socioenvironmental issues.

Keywords: Science teaching; Focus on STS; Art and Science; Movie theater; Science fiction

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaís Mendes Rocha, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM- UEM), Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) em 2018. 

Josie Agatha Parrilha da Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Pós-Doutorado em Educação para a Ciência na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP de Bauru - SP. Docente do Departamento de Artes, da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Docente do corpo permanente dos Programas stricto sensu de Pós-Graduação: Ensino em Ciências e a Educação Matemática (PPGECEM - UEPG) e Educação para a Ciência e a Matemática (PCM - UEM).

Bettina Heerdt, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Docente do curso de licenciatura em Ciências Biológicas e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática e de Educação, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG.

Referências

ALMEIDA, A. N.; BEZERRA, C. W. B.; LIMA, M. C. A. Alfabetização científica na educação infantil pela abordagem ciência, tecnologia e sociedade: uma análise do filme Wall-e. Revista Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional, Aracaju, v. 10, n. 1, 2017. Disponível em: <https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/5160>. Acesso em: 08 fev. 2021.

ALMEIDA, M. J. Imagens e sons: a nova cultura oral. São Paulo: Editora Cortez, 1994.

AULER, D. Enfoque ciência-tecnologia-sociedade: pressupostos para o contexto brasileiro. Ciência & Ensino, Piracicaba, v. 1, n. esp., 20 p., 2007. Disponível em: <http://143.0.234.106:3537/ojs/index.php/cienciaeensino/issue/view/15>. Acesso em: 08 fev. 2021.

AVATAR. Direção: James Cameron. Produção: James Cameron; Jon Landau. Estados Unidos: 20th Century Fox, 2009. Vídeo digital, (162 min), son., color.

BAZZO, W. A.; PEREIRA, L. T. V. VON LINSINGEN, I. (Eds.). Introdução aos estudos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Madrid: OEI, 2003.

CARRERA, V. M. Contribuições do uso do Cinema para o Ensino de Ciências: tendências entre 1997 e 2009. 2012. 125 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

CHRISTOFOLETTI, R. Filmes na sala de aula: recurso didático, abordagem pedagógica ou recreação? Educação, Santa Maria, v. 34, n. 3, p. 603-616, set./dez. 2009. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/871/605> Acesso em: 08 fev. 2021.

DUARTE, R. M. Cinema & educação. v. 1, Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

DUARTE, R.; ALEGRIA, J. Formação Estética Audiovisual: um outro olhar para o cinema a partir da educação. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 33, n. 1, 2008, p-59-80. Disponível em: <https://www.seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/6687>. Acesso em: 08 fev. 2021.

DUFOUR, É. O Cinema de ficção científica. Trad. Marcelo Felix. Lisboa: Edições Texto & Grafia, 2012.

ELYSIUM. Direção: Neill Blomkamp. Produção: Bill Block; Neill Blomkamp; Simon Kinberg. Estados Unidos: TriStar Pictures, 2013. Vídeo digital, (109 min), son., color.

KRASILCHIK, M.; MARANDINO, M. Ensino de Ciências e cidadania. 2 ed. São Paulo: Editora Moderna. 2007.

LAMBIE, R. O guia geek de cinema: a história por trás de 30 filmes de ficção científica que revolucionaram o gênero. Trad. Mário Molina. São Paulo: Seoman, 2019.

MACHADO, C. A. Filmes de ficção científica como mediadores de conceitos relativos ao meio ambiente. Ciência & Educação, Bauru, v. 14, n. 2, p. 283-294, 2008. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/ciedu/v14n2/a07v14n2.pdf>. Acesso em: 08 fev. 2021.

MACHADO, C. J.; SILVEIRA, R. M. C. F. Interfaces entre cinema, ciência e ensino: uma revisão sistemática de literatura. Pro-Posições, Campinas, v. 31, 2020. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8660728>. Acesso em: 08 fev. 2021.

MOREIRA, P. H. A. Potenciais didáticos pedagógicos do filme de ficção científica Jurassic World: uma análise fílmica diferenciada. 2017. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática do Centro de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2017.

NAPOLITANO, M. Como usar o cinema na sala de aula. 1 ed. São Paulo: Contexto, 2003.

OLIVEIRA, L. A.; GONÇALVES, J. P. O uso de filmes de ficção como recursos pedagógicos ou "ver por meio de uma gramática desconhecida". Holos, Natal, v. 7, p. 117-131, dez. 2018. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4899>. Acesso em: 08 fev. 2021.

OLIVEIRA, R. S. Um estudo à luz do enfoque CTSA nos currículos das licenciaturas em Química das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado do Paraná. 2020, 241f. Dissertação (Mestrado). Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática. Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2020.

PIASSI, L. P. C. Contatos: a ficção científica no ensino de ciências em um contexto sociocultural. 2007, 453p. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

PIASSI, L. P.; KIMURA, R. K. Planeta-deserto e seres ambissexuais: O estranhamento da Ficção Científica na discussão de conteúdos CTS. Indagatio Didactica, Aveiro, v. 8, n. 1, p. 1724-1737, 2016. Disponível em: <https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/11931>. Acesso em: 08 fev. 2021.

PIASSI, L. P.; PIETROCOLA, M. De olho no futuro: ficção científica para debater questões sociopolíticas de ciência e tecnologia em sala de aula. Ciência & Ensino, Piracicaba, v. 1, n. esp., 12 p., nov. 2007. Disponível em: <http://143.0.234.106:3537/ojs/index.php/cienciaeensino/article/view/126/103>. Acesso em: 08 fev. 2021.

PIASSI, L. P.; PIETROCOLA, M. Ficção científica e ensino de ciências: para além do método de 'encontrar erros em filmes'. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 525-540, dez. 2009. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/ep/v35n3/08.pdf>. Acesso em: 08 fev. 2021.

RAMOS, A.; FARIA, P. M.; FARIA, A. Revisão sistemática de literatura: contributo para a inovação na investigação em Ciências da Educação. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 41, p. 17-36, jul. 2014. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/1891/189130424002.pdf>. Acesso em: 08 fev. 2021.

ROBERTS, A. A verdadeira história da ficção científica: do preconceito à conquista das massas. Trad. Mário Molina, São Paulo: Seoman, 2018.

SANTOS, W. J. O filme de ficção Avatar e o ensino de Ciências: uma proposta de ensino na perspectiva Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). 2019. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.

SANTOS, W. L. P.; AULER, D. (Org.). CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisas. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2011.

SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, p. 1-23, 2000. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/1295/129518326002.pdf >. Acesso em: 08 fev. 2021.

SILVA, M. M.; BARROS, M. D. M.; LA ROCQUE, L. R. As questões sociocientíficas e a trama do filme Elysium: conexões entre ciência e cidadania no “chão da escola”. Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, Maracanã, v. 12, n. 3, p. 561-574, jun. 2017. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/demetra/article/view/28749>. Acesso em: 08 fev. 2021.

SILVEIRA, P. M. B. A utilização do cinema no ensino de ciências sob a perspectiva CTS: desafios e dificuldades na formação inicial de professores. 2016. 98 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

SURMELI, H. Examination the effect of science fiction films on science education students’ attitudes towards STS course. Procedia - Social and Behavioral Sciences, Amsterdã, v. 47, p. 1012-1016, 2012. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877042812025074>. Acesso em: 08 fev. 2021.

TEIXEIRA, I. A. C.; LOPES, J. S. M. A escola vai ao cinema. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

WALL-E. Direção: Andrew Stanton. Produção: Jim Morris. Estados Unidos: Walt Disney Studios Motion Pictures, 2008. Vídeo digital, (98 min), son., color.

Downloads

Publicado

30-04-2021

Como Citar

ROCHA, T. M.; SILVA, J. A. P. da; HEERDT, B. O uso dos filmes de ficção científica para o ensino de ciências com enfoque ciência, tecnologia e sociedade: uma revisão sistemática da literatura. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 129–151, 2021. DOI: 10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.1.26935. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/26935. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Pesquisa