O processo didático e pedagógico na construção de cenários animados por alunos com indicativo de altas habilidades/superdotação
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.30732Palabras clave:
Inquiry, GeoGebra, Educação MatemáticaResumen
Desde 2017 são realizadas intervenções com alunos com indicativo de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) de uma escola pública sediada no mesmo espaço da Universidade em que são realizados projetos de pesquisa com a construção de cenários animados no GeoGebra. Neste contexto, o trabalho discute os principais condicionantes didáticos e pedagógicos envolvidos na construção de cenários animados por alunos com indicativo AH/SD. Foram analisados vídeos coletados em 2019 considerando sete atribuições que auxiliam na classificação dos materiais científicos levando em conta o potencial na aprendizagem através da investigação: asserções, informações não programadas, cognição, argumentação sólida, menção à teoria, uso da definição e experimentação. Identificou-se o potencial da construção de cenários animados no GeoGebra para a compreensão de conteúdos matemáticos, quando mediados pela ação do professor ao questionar o aluno e, especialmente ao interferir formalizando definições matemáticas que eles não poderiam associar ao cenário sem o professor.
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