Educação Matemática e a Pós-Graduação
uma análise dos cursos de Mestrado da Área 46
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.30773Palavras-chave:
Educação Matemática; Mestrado; Área 46Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar a presença da Educação Matemática nos atuais cursos de mestrado da Área 46 da CAPES, no contexto brasileiro. A pesquisa, de natureza quantitativa, do tipo levantamento, analisou 67 documentos coletados da Plataforma Sucupira. As análises dos dados revelaram: que os cursos mais antigos iniciaram suas atividades em 1998 na região Sudeste, sendo que a região mais tardia foi a Centro-Oeste; há um predomínio, e, em algumas regiões a exclusividade, da atuação da esfera pública quanto à dependência administrativa; o equilíbrio do número de cursos entre a modalidade acadêmica e profissional, ou a superioridade do primeiro em relação ao segundo em algumas regiões; o equilíbrio em todas as regiões da expressão ‘Ensino de Matemática’ e ‘Educação Matemática’ nos títulos dos cursos; e grandes desafios no que se refere ao acesso e permanência em tais cursos, considerando a abrangência territorial e populacional que atendem.
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