Desenho universal para aprendizagem e complexidade
uma revisão sistemática sobre ensino e aprendizagem de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.30992Palavras-chave:
Desenho Universal para Aprendizagem, Complexidade, Formação de professores, MatemáticaResumo
Este estudo é uma revisão sistemática que busca identificar se o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) é mencionado em pesquisas que abordam a complexidade de Edgar Morin na formação de professores que ensinam Matemática. A pesquisa é qualitativa e utiliza buscas na plataforma Google Acadêmico e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Após a análise dos trabalhos retornados, foram selecionados sete estudos. Embora uma das pesquisas aborde a educação especial/inclusiva, nenhum dos estudos selecionados menciona o DUA, sugerindo que não há pesquisas que tratam da formação de professores de Matemática à luz da complexidade com essa abordagem. Isso indica que o uso do DUA nas práticas pedagógicas pode ser uma área promissora para pesquisas futuras na formação de professores.
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