A narrative about a rural school in the pioneer Northern region of the state of Paraná in the period from 1947 to 1985
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.31000Keywords:
Oral History, Rural Schools, Narratives, History of Mathematics EducationAbstract
This work is a part of a master's research, which sought to create historical sources through reports of people who experienced, in some way, the Água do Mandí Rural School, during the period from 1947 to 1985 and trigger a narrative that records a history of this school, linked to a greater objective of contributing to the understanding of Rural Schools in the State of Paraná, specifically in the North Pioneiro Region. For that, we mobilized Oral History as a methodological reference for conducting interviews with seven collaborators, which were later transcribed, textualized and authorized for academic purposes through the letter of assignment of rights. For the analysis of the narratives, narrative analysis was used, aiming to understand events relevant to the time and, through this, a historical record of this school, physically extinct in the contemporary context, was elaborated.
Downloads
References
BARALDI, I. M.; RIOS, D. F.; História Oral e Educação Matemática: práticas de pesquisas. Perspectivas da Educação Matemática, 2019, v. 12, n. 29, p. 292-300.
BOLÍVAR, A. (2002).; “¿De nobis ipsis silemus?”: Epistemología de lainvestigación biográfico-narrativa eneducación. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 4 (1). Disponível em: <https://redie.uabc.mx/index.php/redie/article/download/49/91/239>. Acesso em: 23 de mar de 2023.
BRANCO, S. C. História oral: reflexões sobre aplicações e implicações. São Paulo: Norus, 2020.
GARNICA, A. V. M. História Oral e História da Educação Matemática: considerações sobre um método. In: Trabalho apresentado no I Congresso Ibero Americano de História da Educação Matemática, Covilhã, Portugal. 2011.
GARNICA, A. V. M. História Oral e Educação Matemática: de um inventário a uma regulação. Zetetiké, 2003, v. 11, n. 1, p. 9-56.
GARNICA, A. V. M. Manual de História Oral em Educação Matemática: outros usos, outros abusos. Guarapuava: SBHMat, 2007, v. 16 [s/n].
GARNICA, A. V. M. Registrar oralidades, analisar narrativas: sobre pressupostos da História Oral em Educação Matemática. Ciências Humanas e Sociais em Revista, 2010, 29-42.
LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista brasileira de educação, n. 19, p. 20-28, 2002.
LOPES, C. M.; REGOS T. C. Arquivo e memória dos trabalhadores da cidade e do campo. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional; São Paulo: Central Única dos Trabalhadores. Comunicações do 3º Seminário Internacional o Mundo dos Trabalhadores e seus Arquivos, v. 2. 2015.
MARTINS-SALANDIM, M. E.; A interiorização dos cursos de matemática no estado de São Paulo: um exame da década de 1960. 2012. 374 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro.
MARTINS-SALANDIM, M. E.; Resgate histórico da formação e atuação de professores da escola rural: um estudo no oeste paulista. Relatório de Iniciação Científica, Unesp/Bauru, 2003.
MELO, J. "Era uma escola muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada...": uma narrativa sobre a Escola Rural Água do Mandí. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.
NAKAMURA, M. E. F. P. História Oral para a produção de narrativas sobre uma proposta educacional pública paulista nos anos de 1960. Perspectivas da Educação Matemática, v. 12, n. 29, p. 313-333, 2019.
RAMOS, J. A.; et al.; Andirá no cinquentenário de seu Rotary Club. Departamento de imprensa do estado do Paraná, 2017.
SANTHIAGO, R.; MAGALHÃES, V. B. História Oral na sala de aula. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
SILVA, C. S.; Escolas Rurais como espaços formativos: vozes de professores que atuaram na região de Borebi/SP. 2018.
SOUZA, G. S.; Da fuligem à edificação do Grupo Escolar Rural Usina Bandeirantes: narrativas que contam história(s). 2019. 161 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019.
SOUZA, G. S.; Memórias da primeira década de funcionamento da Casa Escolar Rural Ormenezze: uma narrativa. 2017. p. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Licenciatura em Matemática. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Cornélio Procópio, 2017.
THOMPSON, P. A voz do passado. Trad. LólioLorenço de Oliveira. São Paulo: Paz e Terra, 1998.
ZANDOMENIGHI, R. A.; MENEZES, J. J. O. História Oral em Educação Matemática como metodologia: algumas reflexões e articulações. Anais do Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática, 2016, 10.1.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Juliana de Melo, Mirian Maria Andrade Gonçalez

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.