Brazilian monetary system domino through the universal design for learning
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.31006Keywords:
Didactic practice, Inclusive math, Games, Universal Design, Universal Design for LearningAbstract
This study presents a domino game of the Brazilian Monetary System developed based on the principles of Universal Design and Universal Design for Learning. The objective is to use the game as a pedagogical resource to mediate, interact, and intervene in the teaching of Mathematics content in classrooms. The game was implemented in a class of 28 students from the 3rd year of Elementary School in a public school in Araucária/PR, including children with special needs in Mathematics classes. The results showed that the game promoted inclusive lessons, facilitating content comprehension and encouraging social interaction. The game strategy demonstrated effectiveness in the cognitive, mathematical, and social development of the students, stimulating collaboration and meaningful learning. The use of accessible resources was crucial to ensure the inclusion of all students. This approach has the potential to contribute to a participatory, affective, and equitable education, offering lifelong opportunities for meaningful learning.
Downloads
References
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5 ed. NASCIMENTO, M.I.C. (Trad.). 2014.
ARAUCÁRIA. Planejamento referencial de Matemática – Versão Preliminar – 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/, Acesso em:10 abr.2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Decreto nº 5.296, de 02 de dezembro de 2004.
CARLETTO, A. C.; CAMBIAGHI, S. Desenho Universal: um conceito para todos. São Paulo: Instituto Mara Gabrilli, 2016.
CAST. Design for Learning guidelines – Desenho Universal para Aprendizagem. CAST, 2018. Universal version 2.0. – Disponível em: www.cast.org / www.udlcenter.org – tradução Acesso em: 10 abr. 2023.
CENTRAL, B. Segunda família do real: cartilha de treinamento. 2019. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/content/cedulasemoedas/cedulas_moedas_docs/material_apoio/cartilha_segunda_familia_real.pdf. Acesso em: 10 abr. 2023.
CASSANO, A. R. A construção de jogos na perspectiva do desenho universal para aprendizagem: caminhos possíveis para experiências de aprendizagem na educação infantil. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa: Curitiba, 2022. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/80579?show=full. Acesso em: 20 de fev. 2023.
COELHO, J. R. D.; GÓES, A. R. T. Geometria e Desenho Universal para Aprendizagem: uma revisão bibliográfica na Educação Matemática Inclusiva. Revista Educação Matemática Debate, v. 5, n. 11, 2021. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/4134 Acesso em: 15 abr. 2023.
GÓES, A. R. T.; COSTA, P. K. A. da. Do Desenho Universal ao Desenho Universal para Aprendizagem. In: GÓES, A. R. T.; COSTA, P. K. A. da. (Orgs.) Desenho Universal e Desenho Universal para Aprendizagem: fundamentos, práticas e propostas para Educação Inclusiva – vol 1, São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, p. 25-33. Disponível em: www.gepetel.ufpr.br
KISHIMOTO, T. M. Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. São Paulo: Cortez, 2011.
KRANZ, C. R. Os Jogos com Regras na Educação Matemática Inclusiva. Orientador: Iran Abreu Mendes. 146p. Dissertação, Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Natal. jul. 2011. Disponível em: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/18327. Acesso em: 10 abr. 2023.
KRANZ, C. R. O Desenho Universal Pedagógico na Educação Matemática Inclusiva. São Paulo. Editora Livraria da Física, 2015.
KRANZ, C. R. Os jogos com Regras na Perspectiva do Desenho Universal: contribuições à educação matemática inclusiva. 2014. Disponível em: https://docplayer.com.br/15838492-Os-jogos-com-regras-na-perspectiva-do-desenho-universal-contribuicoes-a-educacao-matematica-inclusiva.html. Acesso em: 15 de abr.2023.
MANRIQUE, A. L.; M. M. C. S. de A; MOREIRA, G. E. Desafios da Educação Matemática Inclusiva: práticas. vol. II. Editora Livraria da Física. 2016.
MOURA, M. O. O Jogo e a construção do conhecimento matemático. São Paulo: FDE, 1992. (Série Ideias 10).
MUZZIO, Andrea Lannes. O jogo matemático com princípios do desenho universal para aprendizagem na perspectiva da educação inclusiva. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. 160 p. Defesa: Curitiba, 2022. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/80580?show=full. Acesso em:15 abr.2023.
SEBÁSTIAN - HEREDERO, Eladio - Diretrizes para o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) 123 Universal Desing Learning Guidelines. 2020. Disponível em: https://www.cielo.br/j/rbee/a/F5g6rWB3wTZwyBN4LpLgv5C/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 04 abr. 2023.
SILVA, G. T. F.; URDANETA, S. C. D. Ensino da Matemática na educação Especial. Curitiba: InterSaberes, 2021. (Série Pressupostos da Educação Especial).
VELASCO, G.; BARBOSA, R. da S. Desenho Universal para Aprendizagem em matemática: uma proposta para o ensino dos números decimais. Revista de Educação Matemática, [S. l.], v. 19, n. Edição Esp, p. e022056, 2022. Disponível em: https://revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/688. Acesso em: 15 abr. 2023.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Janaina Zanon Roberto Stellfeld, Juarês Jocoski, Júlia Helena Kuroki, Anderson Roges Teixeira Góes, Neila Tonin Agranionih

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.