Características do bom professor na percepção espontânea de licenciandos em Matemática
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.31012Palavras-chave:
Saberes Docentes, Bom Professor, Prática docente do professor de MatemáticaResumo
A observação de características recorrentes na percepção dos estudantes sobre aqueles que consideram bons professores fornece indícios sobre atributos desejáveis para a composição de um retrato do “bom professor”. Neste trabalho investigamos as características do bom professor na percepção de discentes dos cursos de Matemática dos campi de Cascavel e de Foz do Iguaçu, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Para a coleta de dados aplicamos um questionário composto de uma única questão aberta e discursiva, buscando capturar a percepção espontânea do respondente sobre o tema. As respostas foram avaliadas utilizando a Análise de Conteúdo e adotando as características associadas às dimensões humana, técnica e ideológica do trabalho pedagógico como categorias a priori. Os resultados sugerem que os alunos valorizam atributos associados à dimensão humana da atuação do professor, e que o bom professor possui domínio técnico sobre o que ensina, mas não se preocupa em ser conteudista, adotando estratégias de ensino baseadas no diálogo com os alunos.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M. I. Formação do Professor do Ensino Superior: desafios e políticas institucionais. 1 ed. São Paulo: Cortez, 2012.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Traduzido por: Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011. Tradução de: L’Analyse de Contenu.
CANDAU, V. M. A didática em questão. 29ª ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
CARREIRO DA COSTA, F. O que é um ensino eficaz das atividades físicas no meio escolar? Revista Horizonte, Lisboa, v. 1, n. 1, p. 22-26, maio/jun. 1984.
COSTA A. P.; FARIA, B. M; REIS, L. P. Investigação Qualitativa Através da Utilização de Software: Workflows Metodológicos. RISTI Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, Aveiro, Portugal sv. n. 19, p. 09-12., 2016. Disponível em:< http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=1646-989520160003&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 26 set. 2023.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 62. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2019.
KRUG, H.N. O Bom Professor Universitário Na Percepção de Acadêmicos Concluintes da Licenciatura Em Educação Física. Revista Gestão Universitária, Belo Horizonte, v. 9, n.1, p.1-13, nov. 2018. Disponível em:< http://www.gestaouniversitaria.com.br/artigos/o-bom-professor-universitario-na-percepcao-de-academicos-concluintes-da-licenciatura-em-educacao-fisica >. Acesso em: 26 set. 2023.
PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no Ensino Superior. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2014.
SANTOS, F. M. Análise de conteúdo: a visão de Laurence Bardin. Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP v. 6, n. 1, maio. 2012. Disponível em: <https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/291/156>. Acesso em: 26 set. 2023.
TARDIF, M; LESSARD, C. O trabalho docente. 4 ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
VENTURA, M.C.A.A, et al., O “bom professor” – opinião dos estudantes. Revista de Enfermagem. Coimbra, Portugal, v.3, n. 5, p.95-102, 2011. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/3882/388239964018.pdf>. Acesso em: 26 set. 2023.
WILHELM, S.M.T; ZARA, R.A. O bom professor no ensino superior: percepções a partir da literatura. In: VII CONGRESSO NACIONAL EM EDUCAÇÃO.Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/81002 Acesso em: 26 set. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Reginaldo Aparecido Zara, Shirley Mara Teixeira Wilhelm
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.