A construção do fractal ilha de Koch no software Scratch
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.31016Palavras-chave:
Educação Matemática, Geometria Fractal, Ilha de Koch, SoftwareResumo
O presente artigo objetivou relatar os resultados de um curso realizado de forma remota, via Google Meet, com duração de 4 horas, que envolveu a programação da Ilha de Koch utilizando o software Scratch e contou com a participação de alunos de 11 a 14 anos de escolar públicas e particulares. O curso citado teve como objetivo fomentar discussões sobre conceitos matemáticos por meio da construção do Fractal Ilha de Koch utilizando o software Scratch. Para tal intento, iniciamos a primeira etapa da construção do Fractal Ilha de Koch parte de um triângulo equilátero em que cada lado é subdividido em três partes iguais e em cada etapa da sua construção a parte do meio é substituída por um triângulo equilátero sem um dos lados. A programação se mostrou um favorecedor no entendimento de conceitos matemáticos e fomentou discussões sobre a origem das geometrias e estimulou o raciocínio lógico-matemático, a criatividade e a capacidade de compreender, analisar e resolver problemas. Durante a programação foi possível discutir conceitos relacionados a geometria como plano cartesiano e ângulo e conceitos como números inteiros e lógica matemática.
Downloads
Referências
BARBOSA, R. M. Descobrindo a geometria fractal para a sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
CARVALHO, H. C. Geometria Fractal: perspectivas e possibilidades no ensino de Matemática. 2005. 101 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal do Pará, Belém, 2005.
COSTA, Sandra Regina Santana; DUQUEVIZ, Barbara Cristina; PEDROZA, Regina Lúcia Sucupira. Tecnologias digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais. Psicologia Escolar e Educacional, Maringá, v. 19, n. 3, p. 603-610, set./dez. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000300603&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 21 ago. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0193912.
JULIA SET FRACTAL ZOOM. [S. l: s. n.]. 2008. 1 vídeo (1min40sec). Publicado pelo canal Oshig1983. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=gruJ0S3TTtI. Acesso em: 21 ago. 2021.
PARANÁ Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes curriculares da educação básica do estado do Paraná: matemática. Curitiba. SEED, 2008. p.82.
VALENTE, José Armando (org.). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas, São Paulo: Nied, 2002
NEVES. H. O que tem o pulmão humano em comum com o leito de um rio, uma fortificação ou um cristal de gelo? Disponível em: https://cientistasdescobriramque.com/2014/12/03/o-que-tem-o-pulmao-humano-em-comum-com-o-leito-de-um-rio-uma-fortificacao-ou-um-cristal-de-gelo/. Acesso em: 21 ago. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Raine Martins
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.