Reforma do ensino médio e tendências para formação e/ou carreira docente

Autores

  • Simone Sandri Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v11i21.18607
Agências de fomento

Palavras-chave:

Reforma do Ensino Médio. Formação de professores. Carreira docente.

Resumo

o presente artigo tem por objetivo relacionar o conteúdo da reforma do Ensino Médio com as projeções e tendências para a formação e carreira docente daqueles que atuarão nele durante a vigência dessa reformulação. Para a realização do estudo, elencamos três pontos da reforma que apresentam possibilidades de impacto: o currículo, a concepção de formação humana e as formas de organização do Ensino Médio. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo da Lei nº 13.415, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9.394/96 e reforma o Ensino Médio. O estudo teve como apoio teórico autores que pesquisam sobre Ensino Médio e formação de professores. No decorrer da análise, identificamos algumas marcas históricas do Ensino Médio, estabelecemos relações com a atual reforma, a fim de demonstrar que sua concepção e estrutura não são novas, e relacionamos as diferentes possibilidades de organização do Ensino Médio, a partir do conteúdo da Lei, com projeções para a formação e carreira docente. Os resultados obtidos foram os seguintes: a redução de disciplinas e de carga horária no currículo conterá demandas para a Educação Superior; aumentará a oferta do Ensino Médio a distância (na forma de parcerias público-privadas); acarretará uma diminuição da oferta pública; e o reconhecimento de experiências e práticas dos alunos como possibilidade formativa no Ensino Médio apresentará tendências de diminuir a contratação e a oferta de cursos de licenciaturas.

Biografia do Autor

Simone Sandri, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Educação . Docente do Colegiado de Pedagogia da Unioeste/Campus de Cascavel

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Publicado

28-12-2017

Como Citar

SANDRI, S. Reforma do ensino médio e tendências para formação e/ou carreira docente. Temas & Matizes, [S. l.], v. 11, n. 21, p. 127–147, 2017. DOI: 10.48075/rtm.v11i21.18607. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/18607. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Rumos da Educação Brasileira: A formação de professores em Discussão