Encontro das licenciaturas: um caminho possível para a integração dos cursos de formação docente da universidade

Autores

  • Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus Unioeste
  • Elis Maria Teixeira Palma Priotto Unioeste
  • Joceli de Fátima Arruda Souza Unioeste
  • Mariangela Garcia Lunardelli Unioeste
  • Delfina Cristina Paizan Unioeste

Palavras-chave:

Nufope. Formação Docente. Práticas Educativas e de Ensino. I Encontro de Licenciaturas.

Resumo


Os cursos de Licenciatura da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Foz do Iguaçu, prepara os acadêmicos para exercerem a profissão docente atuando nas mais diversas áreas do conhecimento, tais como Enfermagem, Matemática, Letras e Pedagogia. Dentre os caminhos que levam a essa formação, temos o Estágio Supervisionado, em que a universidade oportuniza para os alunos o contato mais aprofundado para ser professor, isto é, a partir de observações, aplicações, regências e elaboração de projetos voltados às práticas de ensino, o acadêmico vivencia experiências primordiais para a constituição do ser docente. Os cenários de atuação são escolas da Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio, Cursos Profissionalizantes), presentes nas redes Municipal e Estadual do Ensino Público, e, no caso da Enfermagem, também em escolas Particulares Profissionalizantes. Pensando em uma ação integrada entre as licenciaturas da Universidade com o objetivo de promover discussões e reflexões sobre os problemas referentes ao processo de produção e socialização do conhecimento nesses ambientes educacionais, o Núcleo de Formação Docente e Prática de Ensino (NUFOPE) local e outros promoveram o evento I Encontro de Licenciaturas da Unioeste campus de Foz do Iguaçu (ELUFI), o qual teve por objetivo relatar as experiências e os trabalhos realizados na Prática de Ensino dos cursos de Licenciatura. O evento apresentou reflexões sobre os avanços e desafios da formação docente em um município de tríplice fronteira, contribuindo para a experiência acadêmico-profissional efetiva com vistas a uma formação docente transformadora em Foz do Iguaçu e região.

Referências

GATTI, B. A. Educação, escola e formação de professores: políticas e impasses. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 50, p. 51-67, out./dez. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/er/n50/n50a05.pdf>. Acesso em: 19 mar. 2018.

GATTI, B. A. A formação inicial de professores para a educação básica: as licenciaturas. Revista USP, São Paulo, n. 100, p. 33-46, dez./jan./fev. 2013-2014. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/revusp/article/viewFile/76164/79909>. Acesso em: 19 mar. 2018.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido. (Org). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez Editora, 1999.

SILVA, E. B. da. Educação como prática da liberdade (resenha). Revista Brasileira de Educação, Campinas, n. 14, p.180-186, mai./ago. 2000.

UNIOESTE. Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Pedagogia, Foz do Iguaçu, 2016a. Disponível em: <http://www.unioeste.br/servicos/arqvirtual/arquivos/2872016-CEPE.pdf>. Acesso em: 17 jul. 2018.

UNIOESTE. Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Letras, Foz do Iguaçu, 2016b. Disponível em: < http://www.unioeste.br/servicos/arqvirtual/arquivos/2862016-CEPE.pdf>. Acesso em: 17 jul. 2018.

UNIOESTE. Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Nufope. 2018a. Disponível em: <https://www5.unioeste.br/portal/nucleos/nufope>. Disponível em: 19 mar. 2018.

UNIOESTE. Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Matemática. 2018b. Disponível em: <http://www.foz.unioeste.br/curso.php?id_curs=7>. Disponível em: 19 mar. 2018.

Downloads

Publicado

22-07-2018

Como Citar

KLAUS, V. L. C. de A.; PRIOTTO, E. M. T. P.; SOUZA, J. de F. A.; LUNARDELLI, M. G.; PAIZAN, D. C. Encontro das licenciaturas: um caminho possível para a integração dos cursos de formação docente da universidade. Temas &amp; Matizes, [S. l.], v. 12, n. 22, p. 3–13, 2018. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/19961. Acesso em: 22 maio. 2022.

Edição

Seção

Dossiê: Práticas educativas e de ensino: reflexões sobre os avanços e desafios da formação docente