Encontro das licenciaturas: um caminho possível para a integração dos cursos de formação docente da universidade

Autores

  • Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus Unioeste
  • Elis Maria Teixeira Palma Priotto Unioeste
  • Joceli de Fátima Arruda Souza Unioeste
  • Mariangela Garcia Lunardelli Unioeste
  • Delfina Cristina Paizan Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v12i22.19961
Agências de fomento
Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Palavras-chave:

Nufope. Formação Docente. Práticas Educativas e de Ensino. I Encontro de Licenciaturas.

Resumo

Os cursos de Licenciatura da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Foz do Iguaçu, prepara os acadêmicos para exercerem a profissão docente atuando nas mais diversas áreas do conhecimento, tais como Enfermagem, Matemática, Letras e Pedagogia. Dentre os caminhos que levam a essa formação, temos o Estágio Supervisionado, em que a universidade oportuniza para os alunos o contato mais aprofundado para ser professor, isto é, a partir de observações, aplicações, regências e elaboração de projetos voltados às práticas de ensino, o acadêmico vivencia experiências primordiais para a constituição do ser docente. Os cenários de atuação são escolas da Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio, Cursos Profissionalizantes), presentes nas redes Municipal e Estadual do Ensino Público, e, no caso da Enfermagem, também em escolas Particulares Profissionalizantes. Pensando em uma ação integrada entre as licenciaturas da Universidade com o objetivo de promover discussões e reflexões sobre os problemas referentes ao processo de produção e socialização do conhecimento nesses ambientes educacionais, o Núcleo de Formação Docente e Prática de Ensino (NUFOPE) local e outros promoveram o evento I Encontro de Licenciaturas da Unioeste campus de Foz do Iguaçu (ELUFI), o qual teve por objetivo relatar as experiências e os trabalhos realizados na Prática de Ensino dos cursos de Licenciatura. O evento apresentou reflexões sobre os avanços e desafios da formação docente em um município de tríplice fronteira, contribuindo para a experiência acadêmico-profissional efetiva com vistas a uma formação docente transformadora em Foz do Iguaçu e região.

Referências

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Publicado

22-07-2018

Como Citar

KLAUS, V. L. C. de A.; PRIOTTO, E. M. T. P.; SOUZA, J. de F. A.; LUNARDELLI, M. G.; PAIZAN, D. C. Encontro das licenciaturas: um caminho possível para a integração dos cursos de formação docente da universidade. Temas & Matizes, [S. l.], v. 12, n. 22, p. 3–13, 2018. DOI: 10.48075/rtm.v12i22.19961. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/19961. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Práticas educativas e de ensino: reflexões sobre os avanços e desafios da formação docente