Práticas de Ensino e Diretrizes Curriculares: alcances e objetivos das atividades práticas de aprendizagem para a formação docente
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v12i22.19963Palavras-chave:
Fórum das Licenciaturas. Formação Docente. Práticas Educativas e de Ensino. Parecer CNE/CP 009/2001Resumo
As licenciaturas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) têm buscado refletir e debater problemáticas no âmbito da educação, visando o papel formativo dos docentes que atuam nesses cursos. Dentre essas, discute-se a importância de se obter um diálogo entre a Universidade e as Escolas da Educação Básica a respeito de atividades práticas educativas e de ensino. Dessa maneira, este artigo, traz o resultado das discussões e possíveis encaminhamentos realizados por discentes e docentes da Unioeste, reunidos em um grupo de trabalho do IX Fórum das Licenciaturas, a respeito da temática “Práticas de ensino e diretrizes curriculares: alcances e objetivos das atividades práticas de aprendizagem para a formação docente”, com base no parecer CNE/CP 009/2001 respectivo às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica.Referências
AGUIAR, M. A. da S. Relato da resistência à instituição da BNCC pelo Conselho Nacional de Educação mediante pedido de vista e declarações de votos. In: [Org.] AGUIAR, M. A. da S.; DOURADO, L. F. A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. Recife: ANPAE, 2018, p.8-22. Disponível em: <http://www.fvcpedagogia.com.br/lateral/documentos/a_bncc_na_contramao_2014.pdf>. Acesso em: 03 jul. 2018.
ANPED. Manifestação das entidades educacionais sobre a política de formação de professores anunciada pelo MEC. Outubro de 2017. Disponível em: <http://www.anped.org.br/news/manifestacao-das-entidades-educacionais-sobre-politica-de-formacao-de-professores-anunciada>. Acesso em: 05 jul. 2018.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP 009/2001. Diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores da educação básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Diário Oficial da União, Brasília, 18 jan. 2002, Seção 1, p. 31. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/009.pdf>. Acesso em: 03 jul. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. MEC. Brasília, DF, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: 03 jul. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Proposta de Diretrizes para a formação de professores da Educação Básica, em curso de nível superior: versão preliminar. Maio de 2000. Brasília, 2000. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/basica.pdf>. Acesso em: 05 jul. 2018.
CAPES. Programa de Residência Pedagógica. Março de 2018. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica>. Acesso em: 05 jul. 2018.
JUNGES, K. de S.; JUNGES, S. S. A instituição de ensino superior como o locus da formação docente: a pedagogia universitária como política institucional. In: X ANPED SUL, Florianópolis. Anais...2014, p.1-17. Disponível em: <http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/200-0.pdf>. Acesso em: 05 jul. 2018.
PAZIANI, R. R. A quem serve a base nacional comum curricular?: dos apontamentos críticos na área de ciências humanas à análise específica do curso de história (Unioeste). Temas & Matizes, Cascavel, v. 11, n. 20, p. 44-65, jan./jun., 2017. Disponível em: < revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/download/17096/11584>. Acesso em: 03 jul. 2018.
VASCONCELOS, M. M. de C. A formação do professor do ensino superior. 2 ed. São Paulo: Pioneira, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.