Políticas de formação de professores: experiências e desafios do PIBID e da Residência Pedagógica nas práticas educativas

Autores

  • Olga Maria Schimidt Ritter UNIOESTE
  • Rosana Franzen Leite Unioeste

Palavras-chave:

Ensino médio, Ensino, Formação de professores

Resumo


Este artigo aborda as principais discussões que ocorreram em um Grupo de Trabalho destinado a tratar do PIBID e da Residência Pedagógica, políticas públicas propostas pelo governo federal. O grupo de trabalho foi composto por professores que experimentaram o PIBID na UNIOESTE nos últimos anos. Na discussão, destacaram-se alguns pontos dos editais da CAPES 06/2018 e 07/2018 relacionados ao PIBID e à Residência Pedagógica, em especial informações confusas que geraram dívidas ou mal-entendidos. Os debates do grupo de trabalho proporcionaram discussões muito interessantes, apesar disso, não pudemos concluir nossas ideias e solucionar nossas dúvidas sobre o cenário atual das políticas públicas de educação.

Biografia do Autor

Olga Maria Schimidt Ritter, UNIOESTE

Doutora em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). É professora associada na área de Química Orgânica da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Atualmente está atuando na área de Educação em Química, Tutora do Grupo PETq - Unioeste - Campus de Toledo. É líder do grupo de pesquisa GEPIEC - Grupo de Estudos, Pesquisa e Investigação em Ensino de Ciências.

Rosana Franzen Leite, Unioeste

Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2015). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Toledo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, meio ambiente, alfabetização científica, formação inicial e continuada de professores de química do ensino médio.

Downloads

Publicado

18-07-2018

Como Citar

RITTER, O. M. S.; LEITE, R. F. Políticas de formação de professores: experiências e desafios do PIBID e da Residência Pedagógica nas práticas educativas. Temas & Matizes, [S. l.], v. 12, n. 22, p. 69–74, 2018. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/20356. Acesso em: 17 maio. 2022.

Edição

Seção

Dossiê: Práticas educativas e de ensino: reflexões sobre os avanços e desafios da formação docente