O APRENDIZADO DE LÍNGUA INGLESA PELO ALUNO SURDO

Autores

  • Marcelo Mariotti Município de Cascavel
  • Rose Belim Motter UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v13i24.24464
Agências de fomento

Palavras-chave:

Língua estrangeira, Surdez, Ensino-aprendizagem

Resumo

Ensinar e aprender inglês não é uma tarefa fácil, inda mais nas condições ora impostas à escola pública. Professores e alunos se angustiam com o resultado que em muitos casos parece ser inócuo. Quanto maior a diferença, mais complexo se torna o processo. É o caso da inclusão da pessoa com deficiência, que em muitas situações mais se evidenciam as barreiras a elas impostas, que realmente se garante a acessibilidade. O presente trabalho busca desvelar como se da a aquisição da Língua Inglesa por alunos surdos como forma de compreender a importância dos envolvidos e as fragilidades presentes nesse processo, assim como identificar possibilidades de galgar êxito na aquisição do idioma. A pesquisa é de cunho bibliográfico e suas fontes, a maior parte, encontram-se disponibilizados na rede mundial de computadores.

Biografia do Autor

Marcelo Mariotti, Município de Cascavel

Professor Alfabetizador da Rede Municipal de Ensino de Cascavel, formado em Letras pela UNIPAR - Universidade Paranaense, en Pedagogia pela UNICESUMAR, especialista em Tradução pela UNIPAR e em Língua Inglesa pela UNIOESTE.

Rose Belim Motter, UNIOESTE

Professora Dra do curso de Letras Português Inglês da UNIOESTE, Campus de Cascavel.

Referências

ANTONIO, Lidia. FERRARI, Ana Josefina. Ensinando Inglês por meio de Libras: diálogos possíveis. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_ufpr_lem_artigo_lidia_antonio.pdf

APRENDER. In: DICIONÁRIO Michaelis. Disponível em:< https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/>. Acesso em 01/06/2018.

CARVALHO, Raquel Araújo Mendes De DESAFIOS DO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA PARA SURDOS disponível em: https://www.letras.ufg.br/up/25/o/VIISLE_08.pdf

LOPES FILHO, Otacilio de C. Tratado de Fonoaudiologia. São Paulo: Roca, 1997.

MCCLEARY, Leland. VIOTTI, Evani. Língua e gesto em línguas sinalizadas. Juiz de Fora/MG – Veredas on-line – atemática – 1/2011. P. 239-304

MORI, Nerli Nonato Ribeiro. SANDER, Ricardo Ernani. Historia da Educação de Surdos no Brasil. Disponível em: http://www.ppe.uem.br/publicacoes/seminario_ppe_2015/trabalhos/co_04/94.pdf

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica – Língua Estrangeira Moderna. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/diretrizes/dce_lem.pdf

PEREIRA, Karina Ávila. ENSINANDO UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA ALUNOS SURDOS: SABERES E PRÁTICAS. Disponível em: http://www.uece.br/endipe2014/ebooks/livro1/237-%20ENSINANDO%20UMA%20L%C3%8DNGUA%20ESTRANGEIRA%20PARA%20ALUNOS%20SURDOS%20SABERES%20E%20PR%C3%81TICAS.pdf

PIAZZI, Pierluigi. Aprendendo a inteligência. São Paulo: Aleph, 2014.

PINTO, Francis Mara. SILVA, Danilo.REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PARA ESTUDANTES SURDOS BRASILEIROS. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/17235/11547

SANTANA, Ana Paulo. Surdez e linguagem: aspectos e implicações neurolinguistica. São Paulo: Plexus 2007.

TAVARES, Kátia Cristina do Amaral. OLIVEIRA, Ana Paula Pires de. Libras no ensino de inglês mediado pelas novas tecnologias: desafios e possibilidades. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbla/v14n4/v14n4a12.pdf

WILEY, D. A. Connecting learning objects to instructional design theory: A definition, a metaphor, and a taxonomy. 2000. Disponível em: http://www.reusability.org/read/.

ZUFFO, Darci. O ALUNO SURDO E A APRENDIZAGEM DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2010/2010_unicentro_lem_artigo_darci_zuffo.pdf

Downloads

Publicado

03-12-2020

Como Citar

MARIOTTI, M.; MOTTER, R. B. O APRENDIZADO DE LÍNGUA INGLESA PELO ALUNO SURDO. Temas & Matizes, [S. l.], v. 13, n. 24, 2020. DOI: 10.48075/rtm.v13i24.24464. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/24464. Acesso em: 24 abr. 2024.