Estágio Supervisionado e suas implicações no processo de formação docente: em foco a gestão educacional e os espaços não escolares

Autores

  • Angela Mara de Barros Lara Universidade Estadual de Maringá - UEM Programa de Pós-Graduação em Educação _PPE
  • Kethlen Leite de Moura Universidade Estadual de Maringá- UEM https://orcid.org/0000-0002-6226-623X
  • Camila Maria Bortot Universidade Estadual de Maringá - UEM

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v11i21.18305
Agências de fomento

Palavras-chave:

Educação. Gestão Educacional. Estágio Supervisionado. Espaços não escolares.

Resumo

Tivemos por objetivo nesse artigo apreender a respeito do Estágio Supervisionado em Gestão Educacional do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá e suas implicações no processo de formação do pedagogo. Essa pesquisa, derivada da relação entre teoria e prática do campo educacional, busca nortear uma prática compatível com o cenário da educação e da escola pública brasileira. Preparar futuros gestores é uma tarefa que dispõe da construção de conhecimentos específicos da área estudada e que estejam em comunhão com o desenvolvimento diversificado da sociedade e das relações interpessoais. Para isso nos baseamos na análise do papel do estágio na formação do pedagogo, visto que este é quem proporciona ao discente o contato com as plurirealidades de sua futura profissão. 

Biografia do Autor

Angela Mara de Barros Lara, Universidade Estadual de Maringá - UEM Programa de Pós-Graduação em Educação _PPE

Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá. Professora aposentada da UEM. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Políticas Educacionais e Infância.

Kethlen Leite de Moura, Universidade Estadual de Maringá- UEM

Graduada em Pedagogia, Mestre em Educação, Doutoranda em Educação, Professora Assistente do Departamento de Fundamentos da Educação - DFE, da Universidade Estadual de Maringá.

Camila Maria Bortot, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Pedagoga pela Universidade Estadual de Maringá. Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Políticas Educacionais e Infância.

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Publicado

28-12-2017

Como Citar

DE BARROS LARA, A. M.; LEITE DE MOURA, K.; BORTOT, C. M. Estágio Supervisionado e suas implicações no processo de formação docente: em foco a gestão educacional e os espaços não escolares. Temas & Matizes, [S. l.], v. 11, n. 21, p. 50–63, 2017. DOI: 10.48075/rtm.v11i21.18305. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/18305. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Rumos da Educação Brasileira: A formação de professores em Discussão