Gedu – University Teaching Study group: an experience of pedagogical formation in higher education

Authors

  • Wanda Terezinha Pacheco dos Santos É professora associada da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Campus de Irati- PR com as disciplinas de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Metodologia de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de geografia, formação de professores e docência universitária. Assessora Pedagógica da Pró-Reitoria de Ensino – PROEN/UNICENTRO. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas PROFORMAR. Participa como membro do Projeto Prodocência/CAPES/UNICENTRO do curso de Geografia do Campus de Irati – PR. Coordenadora Auxiliar na Unicentro do Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE/SEED – PR. Coordenadora de área – Geografia/Campus de Irati-PR – PIBID/CAPES/UNICENTRO. Coordenadora do PROGRAMA ENTREDOCENTES – Programa Institucional de Formação Continuada de Professores da Unicentro. https://orcid.org/0000-0002-7094-1215
  • Marcio Luiz Bernardim É graduado em Ciências Contábeis, Administração e Letras, e pós-graduado em Gestão de Recursos Humanos (LS), todos pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Cursou mestrado e doutorado em Educação, linha de pesquisa “Trabalho, Tecnologia e Educação”, pela Universidade Federal do Paraná. Foi Gestor de Pessoas em empresas da Região de Guarapuava, PR., e professor do Ensino Médio. Hoje é servidor com dedicação exclusiva na UNICENTRO, com experiência na docência de graduação e pós-graduação lato sensu, na pesquisa, na extensão universitária e em diversos cargos administrativos, comissões e conselhos. Está lotado no Setor de Ciências Sociais Aplicadas, com atuação docente e pesquisas na área de Gestão de Pessoas, Mercado de Trabalho, Formação Profissional e Educação e Trabalho. https://orcid.org/0000-0002-7094-1215
  • Márcio André Martins Universidade Estadual do Centro Oeste, UNICENTRO https://orcid.org/0000-0002-7094-1215

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v12i23.21175
Supporting Agencies

Keywords:

Continuous formation. University teaching. Teaching practice.

Abstract

The University Teaching Study Group, GEDU (Portuguese abbreviation), is a learning space that integrates the Institutional Program of Unicentro Teachers Continuous Formation, named Entredocentes (Among Teachers, in English), which began in 2015 and that promote continuous actions towards the pedagogical development of higher education teachers, not exclusively, but mostly of the beginner ones. In this regard, since the second semester in 2017, monthly meetings are carried out at the University campuses (Guarapuava and Irati), for which all university teachers are invited, in special those who are under the probationary phase. Besides the higher education teachers, some students who are in the Master and Doctorate degrees programs and teachers of Basic Education who work with pedagogical formation also participate in the meetings. The GEDU (Portuguese abbreviation) has as its objective to study and discuss themes related to teachers’ pedagogical formation, from the theoretical-practical approach for their practices in the classroom. Many themes have already been discussed, always under the mediation of an invited teacher. Some of them are: the University teacher identity, contemporary relationship between education and work, inclusion at the University, teacher-student relationship, higher education learning evaluation and University teacher mental health. The participants’ manifestations confirm the good results and motivate the continuity of the project, revealing that the proposed activities are helpful in increasing and encouraging new perspectives in higher education, through directed studies and the sharing of experiences with and between pairs.

 

Author Biographies

Wanda Terezinha Pacheco dos Santos, É professora associada da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Campus de Irati- PR com as disciplinas de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Metodologia de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de geografia, formação de professores e docência universitária. Assessora Pedagógica da Pró-Reitoria de Ensino – PROEN/UNICENTRO. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas PROFORMAR. Participa como membro do Projeto Prodocência/CAPES/UNICENTRO do curso de Geografia do Campus de Irati – PR. Coordenadora Auxiliar na Unicentro do Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE/SEED – PR. Coordenadora de área – Geografia/Campus de Irati-PR – PIBID/CAPES/UNICENTRO. Coordenadora do PROGRAMA ENTREDOCENTES – Programa Institucional de Formação Continuada de Professores da Unicentro.

É professora associada da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Campus de Irati- PR com as disciplinas de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Metodologia de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de geografia, formação de professores e docência universitária. Assessora Pedagógica da Pró-Reitoria de Ensino – PROEN/UNICENTRO. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas PROFORMAR. Participa como membro do Projeto Prodocência/CAPES/UNICENTRO do curso de Geografia do Campus de Irati – PR. Coordenadora Auxiliar na Unicentro do Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE/SEED – PR. Coordenadora de área – Geografia/Campus de Irati-PR – PIBID/CAPES/UNICENTRO. Coordenadora do PROGRAMA ENTREDOCENTES – Programa Institucional de Formação Continuada de Professores da Unicentro.

Marcio Luiz Bernardim, É graduado em Ciências Contábeis, Administração e Letras, e pós-graduado em Gestão de Recursos Humanos (LS), todos pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Cursou mestrado e doutorado em Educação, linha de pesquisa “Trabalho, Tecnologia e Educação”, pela Universidade Federal do Paraná. Foi Gestor de Pessoas em empresas da Região de Guarapuava, PR., e professor do Ensino Médio. Hoje é servidor com dedicação exclusiva na UNICENTRO, com experiência na docência de graduação e pós-graduação lato sensu, na pesquisa, na extensão universitária e em diversos cargos administrativos, comissões e conselhos. Está lotado no Setor de Ciências Sociais Aplicadas, com atuação docente e pesquisas na área de Gestão de Pessoas, Mercado de Trabalho, Formação Profissional e Educação e Trabalho.

É graduado em Ciências Contábeis, Administração e Letras, e pós-graduado em Gestão de Recursos Humanos (LS), todos pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Cursou mestrado e doutorado em Educação, linha de pesquisa “Trabalho, Tecnologia e Educação”, pela Universidade Federal do Paraná. Foi Gestor de Pessoas em empresas da Região de Guarapuava, PR., e professor do Ensino Médio. Hoje é servidor com dedicação exclusiva na UNICENTRO, com experiência na docência de graduação e pós-graduação lato sensu, na pesquisa, na extensão universitária e em diversos cargos administrativos, comissões e conselhos. Está lotado no Setor de Ciências Sociais Aplicadas, com atuação docente e pesquisas na área de Gestão de Pessoas, Mercado de Trabalho, Formação Profissional e Educação e Trabalho.

Márcio André Martins, Universidade Estadual do Centro Oeste, UNICENTRO

Professor do Departamento de Matemática da Universidade Estadual do Centro Oeste, UNICENTRO, Guarapuava - PR.

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

 

References

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Published

29-12-2018

How to Cite

PACHECO DOS SANTOS, W. T.; BERNARDIM, M. L.; MARTINS, M. A. Gedu – University Teaching Study group: an experience of pedagogical formation in higher education. Temas & Matizes, [S. l.], v. 12, n. 23, p. 22–33, 2018. DOI: 10.48075/rtm.v12i23.21175. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/21175. Acesso em: 17 jul. 2024.

Issue

Section

Dossiê: Desafios da Formação Docente na Universidade Pública