FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: ASPECTOS LEGAIS E REAIS NA GESTÃO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v13i24.23560Palavras-chave:
Formação docente, Legislação, Gestão escolarResumo
Este artigo traz à tona reflexões referentes à política de formação docente a partir da Constituição Federal de 1988 e da LDB 9.394/1996. São discutidos aspectos em torno da legislação brasileira, na formação de professores e o papel do gestor escolar, levando em consideração mudanças e permanências no escopo legal. Assim, a análise sobre a formação continuada de professores, sua prática e seu papel, são considerados relevantes para o desenvolvimento profissional e condição necessária no processo de formação ao longo da carreira, sendo a escola o lugar de reavaliar a prática docente aprofundando o conhecimento e trocando experiências. Concluímos que a formação docente constitui parte fundamental na busca pela qualidade da educação, mas não vem obtendo a devida atenção do Estado, ainda que a legislação tenha contemplado aspectos significativos do processo, na prática o profissional de educação é o único responsável por sua qualificação e, por conseguinte, pela qualidade da educação diante de um Estado meritocrático e regulador.
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