O estado do conhecimento: recursos procedimentais para mapeamento e investigação sobre a produção científica em Meio Ambiente e Desenvolvimento
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v19i35.31070Keywords:
Procedimento Metodológico; Produção Científica; Epistemologia Ambiental.Abstract
This article aims to highlight the versatility of the State of Knowledge methodological procedure as an important tool for applied research on the scientific production of the Environmental Epistemology Research Line of the Graduate Program in Environment and Development of the Federal University of Paraná. The scientific production, to which this article refers, corresponds to the research object, composed of 25 productions (10 dissertations and 15 theses), completed in the last decade (2012-2022). For analysis, the following were taken: the abstracts and keywords; the bibliographic references; and the fundamental epistemological categories proposed by the authors recommended in the compulsory disciplines of the course and by the authors referenced in the productions. Regarding the State of Knowledge methodological procedure, it was concluded that it succeeds in presenting a rich inventory, fruitful verticalizations, as well as particularities of the researched object and even some new procedural possibilities compatible with the adopted methodology.
References
ALVES, A. R. C. O conceito de hegemonia: de Gramsci a Laclau e Mouffe. DOI: 10.1590/ln.mQtGPDfjR85HxSSLtmgCzbM. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ln/a/mQtGPDfjR85HxSSLtmgCzbM/. Acesso em: 8 mai. 2023.
BRANDÃO, Z.; BAETA, A. M. B.; ROCHA, A. D. C. Evasão e repetência no Brasil: a escola em questão. 2. ed. Rio de Janeiro: Dois Pontos, 1986.
FERREIRA, N. S. A. As pesquisas foram denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, n. 79, 2002. DOI: 10.1590/S0101-733020020079000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/vPsyhSBW4xJT48FfrdCtqfp/abstract/?lang=pt. Acesso em: 8 mai. 2023.
FLORIANI, D. Educação ambiental e epistemologia: conhecimento e prática de fronteira ou uma disciplina a mais? In: Pesquisa em Educação Ambiental, v. 4, n. 2, p. 191-202, 2009.
KNECHTEL, M. R. Educação ambiental: origens, reformulações e avanços no ensino e na pesquisa da pós-graduação – o caso do Doutorado MADE-UFPR. In: Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 10, p. 91-97, jul./dez. 2004. Editora UFPR.
KOHLS-SANTOS, P.; MOROSINI, M. C. O revisitar da metodologia do estado do conhecimento para além de uma revisão bibliográfica. Revista Panorâmica Online, v. 33, 2021. DOI: 10.29289/rpo.2021.1318. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1318. Acesso em: 8 mai. 2023.
MOROSINI, M. C.; FERNANDES, C. M. B. Estado do conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 154-164, jul./dez. 2014. DOI: 10.15448/2179-8435.2014.2.16423. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/porescrito/article/view/18875. Acesso em: 8 mai. 2023.
ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, 2006. DOI: 10.7213/rde.v6i19.5075. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/24176. Acesso em: 8 mai. 2023.
SOARES, M.; MACIEL, F. Alfabetização – Série Estado do Conhecimento. Brasília: MEC/INEP, 2000.
SOUZA, F. C. S.; NUNES, A. O. Estado da arte. Programa de Pós-Graduação em Ensino – Metodologia da Pesquisa em Ensino. IFRN-UERN-UFERSA, [s. d.]. Disponível em: https://docente.ifrn.edu.br/albinonunes/disciplinas/pesquisa-em-ensino/estado-da-arte. Acesso em: 8 mai. 2023.
SOUZA-LIMA, J. E. Conhecimento ambiental: indagações sobre o novo campo. In: Desenvolvimento e Meio Ambiente, v. 29, p. 7-24, abr. 2014. DOI: 10.5380/dma.v29i0.37743. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/made/article/view/32242. Acesso em: 8 mai. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ – UFPR. Novo manual de normalização da UFPR. Sistema de Bibliotecas (SiBi) da UFPR, 2022. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/73330/Manual_de_Normalizacao_UFPR_2022.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 8 mai. 2023.
VASCONCELLOS, V. M. R.; SILVA, A. P. P. N.; SOUZA, R. T. O estado da arte ou o estado do conhecimento. Educação, Porto Alegre, v. 43, n. 3, p. 1-12, 2020. DOI: 10.15448/1981-2582.2020.3.37335. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/faced/article/view/37452. Acesso em: 8 mai. 2023.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.