portu
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v19i35.34241Keywords:
Educational Accountability, External Evaluation, Educational PolicyAbstract
In this article, we seek to understand the link between the intensification of the implementation of accountability mechanisms by educational systems since the 1990s and the guidelines issued by international organizations. To this end, we analyze the inclusion of the concept of accountability in three documents from international organizations: Priorities and strategies for education, World Bank examination – World Bank, 1996; Regional Office of Education for Latin America and the Caribbean and LLECE - Latin American Laboratory for the Evaluation of the Quality of Education, OREALC/UNESCO (2013); and EPT Monitoring Report in the World, Education for All UNESCO (2015). The analysis of the documents is presented chronologically, seeking to apprehend a possible intensification of the prescriptions of accountability policies in the period between the publications. In general, we found that the external evaluation and accountability policies linked to them, present in the documents analyzed, contribute to the building of consensus in relation to the educational model to be implemented by the different countries.
References
AFONSO, A. J. Mudanças no Estado-avaliador: comparativismo internacional e teoria da modernização revisitada. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 18, n. 53, p. 267-284, abr./jun. 2013.
AFONSO, A. J. Políticas avaliativas e accountability em educação: subsídios para um debate ibero-americano. Sísifo, Lisboa, n. 9, p. 57-69, maio/ago. 2009.
AFONSO, A. J. Um olhar sociológico em torno da accountability em educação. In: ESTEBAN, M. T.; AFONSO, A. J. (Org.). Olhares e interfaces: reflexões críticas sobre a avaliação. São Paulo: Cortez, 2010. p. 147-170.
BANCO MUNDIAL. Prioridades y estrategias para la educación: examen del Banco Mundial. Washington: DC/Banco Mundial, 1996.
EVANGELISTA, O.; SHIROMA, E. O caráter histórico da pesquisa em educação. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 4, p. 1-14, 10 nov. 2019.
LIBÂNEO, J. C. Políticas educacionais neoliberais e escola: uma qualidade de educação restrita e restritiva. In: LIBÂNEO, J. C.; FREITAS, R. A. M. da M. (Org.). Políticas educacionais neoliberais e escola pública: uma qualidade restrita de educação escolar [livro eletrônico]. 1. ed. Goiânia: Editora Espaço Acadêmico, 2018. 364 p. ePUB. Disponível em: https://www.mprj.mp.br/documents/20184/1330165/Politicas_Educacionais_Neoliberais_e_Escola_Publica_-_uma_qualidade_restrita_de_educacao_escolar.pdf. Acesso em: 20 set. 2024.
MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2010.
O’DONNELL, G. Accountability horizontal e novas poliarquias. Lua Nova, São Paulo, n. 44, p. 27-54, 1998. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ln/a/jbXvTQR88QggqcdWW6vXP8j/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 20 set. 2024.
OREALC/UNESCO – Oficina Regional de Educación para América Latina y el Caribe; LLECE – Laboratorio Latino Americano de Evaluación de la Calidad de la Educación. Las políticas educativas de América Latina y el Caribe. Santiago: OREALC/UNESCO, LLECE, 2013.
SCHEDLER, A. ¿Qué es la rendición de cuentas? Cuadernos de Transparencia, México, IFAI – Instituto Federal de Acceso a la Información Pública, n. 3, jan. 2004. Disponível em: https://infocdmx.org.mx/capacitacion/documentos/JURIDICO08/LECTURAS/MODULO%202/RENDICIONDECUENTAS.pdf. Acesso em: 20 set. 2024.
SCHNEIDER, M. P.; NARDI, E. L. Accountability em educação: mais regulação da qualidade ou apenas um estágio do Estado-avaliador? ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v. 17, n. 1, p. 58–74, 2015. DOI: 10.20396/etd.v17i1.8634818. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8634818. Acesso em: 19 fev. 2024.
SCHNEIDER, M. P. Dispositivos de accountability na reforma da educação básica brasileira: tendências em curso. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 19, n. 60, p. 469-493, jan. 2019. DOI: 10.7213/1981-416x.19.060.ao08. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416X2019000100469&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 23 set. 2024.
UNESCO. Informe del seguimiento de la EPT en el mundo 2015. Paris: UNESCO, 2015.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.