Mecanismos de accountability e avaliação externa: o discurso dos organismos internacionais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v19i35.34241

Palabras clave:

Acoountability Educacional; Avaliação Externa; Política Educacional.

Resumen

Nesse artigo buscamos apreender a vinculação entre o acirramento na implantação de mecanismos de accountability pelos sistemas educacionais a partir da década de 1990 e as orientações advindas dos Organismos Internacionais. Para tanto, analisamos a inserção do conceito de accountability em três documentos dos Organismos Internacionais: Prioridades y estrategias para la educación, examen del Banco Mundial – Banco Mundial, 1996; Oficina Regional de Educación para América Latina y el Caribe e LLECE - Laboratorio Latinoamericano de Evaluación de la Calidad de la Educación. OREALC/UNESCO (2013); Informe de Seguimiento de la EPT en el Mundo, Educación para todos UNESCO (2015). A análise dos documentos apresenta-se de forma cronológica, procurando apreender uma possível intensificação das prescrições de políticas de accountability no período decorrido entre as publicações. De modo geral, constatamos que, as políticas de avaliação externa e de accountability a elas atreladas, presentes nos documentos analisados, colaboram para a construção do consenso em relação ao modelo educacional a ser implantado pelos diferentes países.

Citas

AFONSO, A. J. Mudanças no Estado-avaliador: comparativismo internacional e teoria da modernização revisitada. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 18, n. 53, p. 267-284, abr./jun. 2013.

AFONSO, A. J. Políticas avaliativas e accountability em educação: subsídios para um debate ibero-americano. Sísifo, Lisboa, n. 9, p. 57-69, maio/ago. 2009.

AFONSO, A. J. Um olhar sociológico em torno da accountability em educação. In: ESTEBAN, M. T.; AFONSO, A. J. (Org.). Olhares e interfaces: reflexões críticas sobre a avaliação. São Paulo: Cortez, 2010. p. 147-170.

BANCO MUNDIAL. Prioridades y estrategias para la educación: examen del Banco Mundial. Washington: DC/Banco Mundial, 1996.

EVANGELISTA, O.; SHIROMA, E. O caráter histórico da pesquisa em educação. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 4, p. 1-14, 10 nov. 2019.

LIBÂNEO, J. C. Políticas educacionais neoliberais e escola: uma qualidade de educação restrita e restritiva. In: LIBÂNEO, J. C.; FREITAS, R. A. M. da M. (Org.). Políticas educacionais neoliberais e escola pública: uma qualidade restrita de educação escolar [livro eletrônico]. 1. ed. Goiânia: Editora Espaço Acadêmico, 2018. 364 p. ePUB. Disponível em: https://www.mprj.mp.br/documents/20184/1330165/Politicas_Educacionais_Neoliberais_e_Escola_Publica_-_uma_qualidade_restrita_de_educacao_escolar.pdf. Acesso em: 20 set. 2024.

MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2010.

O’DONNELL, G. Accountability horizontal e novas poliarquias. Lua Nova, São Paulo, n. 44, p. 27-54, 1998. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ln/a/jbXvTQR88QggqcdWW6vXP8j/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 20 set. 2024.

OREALC/UNESCO – Oficina Regional de Educación para América Latina y el Caribe; LLECE – Laboratorio Latino Americano de Evaluación de la Calidad de la Educación. Las políticas educativas de América Latina y el Caribe. Santiago: OREALC/UNESCO, LLECE, 2013.

SCHEDLER, A. ¿Qué es la rendición de cuentas? Cuadernos de Transparencia, México, IFAI – Instituto Federal de Acceso a la Información Pública, n. 3, jan. 2004. Disponível em: https://infocdmx.org.mx/capacitacion/documentos/JURIDICO08/LECTURAS/MODULO%202/RENDICIONDECUENTAS.pdf. Acesso em: 20 set. 2024.

SCHNEIDER, M. P.; NARDI, E. L. Accountability em educação: mais regulação da qualidade ou apenas um estágio do Estado-avaliador? ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v. 17, n. 1, p. 58–74, 2015. DOI: 10.20396/etd.v17i1.8634818. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8634818. Acesso em: 19 fev. 2024.

SCHNEIDER, M. P. Dispositivos de accountability na reforma da educação básica brasileira: tendências em curso. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 19, n. 60, p. 469-493, jan. 2019. DOI: 10.7213/1981-416x.19.060.ao08. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416X2019000100469&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 23 set. 2024.

UNESCO. Informe del seguimiento de la EPT en el mundo 2015. Paris: UNESCO, 2015.

Publicado

19-12-2025

Cómo citar

DE OLIVEIRA, J.; MONICA SOUZA ZANARDINI, I. Mecanismos de accountability e avaliação externa: o discurso dos organismos internacionais. Temas & Matizes, [S. l.], v. 19, n. 35, p. 92–110, 2025. DOI: 10.48075/rtm.v19i35.34241. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/34241. Acesso em: 21 dic. 2025.

Número

Sección

DOSSIÊ: AVALIAÇÃO E QUALIDADE DA APRENDIZAGEM NA AMÉRICA LATINA: ANÁLISES CRÍTICAS DAS ORIENTAÇÕES DOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS