Percurso e análise da avaliação da alfabetização no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v19i35.34287Keywords:
Saeb; ANA; Alfabetização.Abstract
The text aims to discuss the path and application of literacy assessment in Brazil, starting from the question: when is an external assessment inserted at the end of the literacy cycle and what are its effects in the school context? It is a qualitative research, of a documentary and bibliographic nature. To this end, the Saeb History available on the MEC portal and ordinances that provide for national programs aimed at literacy in the country are used; for theoretical basis, we resort to Ensign's analyses; Mainardes (2019); Lipsuch; Lima (2020); Freitas (2010,2018), Rocha (2019), among others. In the end, it is considered that federal programs aimed at literacy have included external evaluation as a primary element for monitoring literacy practices and other pedagogical actions inherent to the teaching work of teachers who work in the initial years of Elementary Education. Furthermore, the study reveals the need to formulate national policies that consider the literacy process in the long term, with State programs and not government policies.
References
ALFERES, M. A. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: uma análise contextual da produção da política e dos processos de recontextualização. 2017. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2017.
ALFERES, M. A.; MAINARDES, J. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em ação: revisão de literatura. Ensaio: avaliação política pública em Educação, Rio de Janeiro, v. 27, n. 102, p. 47 68, jan./mar. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40362018002601262. Acesso em: 17 jul. 2023.
BAUER, A.; ALAVARSE, O. M.; OLIVEIRA, R. P. Avaliações em larga escala: uma sistematização do debate. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. especial, p. 1367 1382, dez. 2015.
BRASIL. Resolução Nº 7, de 14 de dezembro de 2010. Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Brasília: Ministério da Educação, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb007_10.pdf. Acesso em: 17 jul. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 867, de 4 de julho de 2012. Institui o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e as ações do Pacto e define suas diretrizes gerais. Diário Oficial da União, Brasília, 05 jul. 2012. Disponível em: https://diariofiscal.com.br/ZpNbw3dk20XgIKXVGacL5NS8haIoH5PqbJKZaawfaDwCm/legislacaofederal/portaria/2012/mec867.htm. Acesso em: 10 maio 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n.º 482, de 7 de junho de 2013. Dispõe sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB. Diário Oficial da União, Brasília, ed. 109, 10 jun. 2013. Seção 1. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/guest/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/30677986/do1-2013-06-10-portaria-n-482-de-7-de-junho-de-2013-30677978. Acesso em: 18 jun. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 142, de 22 de fevereiro de 2018. Institui o Programa Mais Alfabetização. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, ed. 37, p. 54 55, 23 fev. 2018. Disponível em: http://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-142-de-22-de-fevereiro-de-2018-4220037. Acesso em: 13 maio 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Programa Nacional do Livro Didático PNLD Pnaic. 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pnld/pnldpnaic#:~:text=O%20Pacto%20Nacional%20pela%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o,professores%20e%20das%20escolas%3B%20no. Acesso em: 23 jan. 2022.
BRASIL. Decreto nº 9.765, de 11 de abril de 2019. Institui a Política Nacional de Alfabetização. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, nº 70 A, p. 15, 2019. Disponível em: https://legis.senado.leg.br/norma/30902116. Acesso em: 25 maio 2022.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira — INEP. Histórico. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb/historico. Acesso em: 24 jan. 2022.
COMO FUNCIONARÁ A AVALIAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO POR AMOSTRAGEM. Desafios da Educação, 03 mai. 2019. Disponível em: https://desafiosdaeducacao.com.br/alfabetizacao-amostragem-saeb/. Acesso em: 17 maio 2024.
FREITAS, L. C. Avaliação: para além da “forma escola”. Educação: Teoria e Prática, v. 20, n. 35, p. 89 99, 2010.
FREITAS, L. C. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
HAGE, S. A. M.; SILVA, H. S. A.; COSTA, M. C. S. Formação de professoras e professores na Amazônia paraense: regulação, resistências e experiências contra hegemônicas. Revista Humanidades e Inovação, v. 7, n. 16, 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2949. Acesso em: 10 mar. 2023.
LIPSUCH, G.; LIMA, M. F. Políticas Nacionais de Avaliação para a Alfabetização: O que muda com a Base Nacional Comum Curricular BNCC? Olhar de Professor, v. 23, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15326.209209229633.0721. Acesso em: 10 mar. 2023.
PEREIRA, P. S. O. Avaliação nacional da alfabetização e provinha Brasil: percepção dos gestores e suas funções. 2015. Dissertação (Mestrado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
QUEIROZ, J. E. A implementação do Programa Mais Alfabetização segundo os atores de linha de frente. Revista Brasileira de Educação, v. 28, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782023280117. Acesso em: 10 mar. 2023.
ROCHA, D. Pesquisas com/as minorias nortistas amazônidas: aportes teóricos de um pós currículo das diferenças. Anais da 39ª Anped Nacional, UFF, Niterói — RJ, 2019.
SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2013. E book, p. 274. ISBN 978 85 249 2081 3. Disponível em: https://www.ufrb.edu.br/ccaab/images/AEPE/Divulga%C3%A7%C3%A3o/LIVROS/Metodologia_do_Trabalho_Cient%C3%ADfico_1%C2%AA_Edi%C3%A7%C3%A3o_-_Antonio_Joaquim_Severino_-_2014.pdf. Acesso em: 05 mai. 2022.
SILVA, S. C. V.; FERREIRA, V. S.; BOEING, R. F. R. As políticas de combate ao analfabetismo no Brasil: continuidades e descontinuidades. Horizontes/USF, Itatiba, v. 38, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.1041. Acesso em: 10 mar. 2023.
SUASSUNA, L. Pesquisa qualitativa em Educação e Linguagem: histórico e validação do paradigma indiciário. Perspectiva, Florianópolis, v. 26, n. 1, p. 341 377, jan./jun. 2008. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/8940/5aaa466e2f36d4aad28f4ce17fe6a919839c.pdf. Acesso em: 10 mai. 2022.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.