Percurso e análise da avaliação da alfabetização no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v19i35.34287Palabras clave:
Saeb; ANA; Alfabetização.Resumen
O texto tem por objetivo discutir o percurso e a aplicação da avaliação da alfabetização no Brasil, partindo do questionamento: a partir de quando há inserção de uma avaliação externa ao final do ciclo da alfabetização e quais seus efeitos no contexto escolar? É uma pesquisa qualitativa, de natureza documental e bibliográfica. Para tanto, utiliza-se o Histórico do Saeb disponibilizado no portal do MEC e portarias que dispõem sobre programas nacionais voltados para a alfabetização no país; para embasamento teórico, recorre-se às análises de Alferes; Mainardes (2019); Lipsuch; Lima (2020); Freitas (2010,2018), Rocha (2019), dentre outros. Ao final, considera-se que programas federais voltados para a alfabetização, tem inserido a avaliação externa como elemento primordial para o monitoramento das práticas de alfabetização e demais ações pedagógicas inerentes ao trabalho docente dos professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, o estudo nos revela a necessidade da formulação de políticas nacionais que pensem o processo de alfabetização a longo prazo, com programas de Estado e não políticas de governo.
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