RESSIGNIFICANDO O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS NA UFPE FRENTE À PANDEMIA DA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v14i25.26385Palabras clave:
Expressão Gráfica. Prática Pedagógica. Ressignificação. TIC’s.Resumen
Durante a pandemia da Covid-19, vários aspectos que envolvem a manutenção e a efetivação da educação foram postos em destaques e promoveram diversas discussões. Além da dificuldade dos estudantes em terem acesso às tecnologias da informação e comunicação, surge também o desafio da docência que, a partir das suas experiências no formato presencial, necessitam transpor sua didática e metodologia para o ensino virtual. Este trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência vivenciado em três disciplinas da área da Expressão Gráfica, sendo elas: Geometria Gráfica Bidimensional e Metodologia de Ensino em Expressão Gráfica - Desenho Técnico, ministradas no curso da Licenciatura em Expressão Gráfica e, Sistemas de Representação 1: projeções cilíndricas, ministrada para o curso de Design, ofertadas no semestre suplementar com aulas remotas, na Universidade Federal de Pernambuco. As disciplinas foram realizadas por docentes distintos, a partir da utilização da internet e da cultura digital, através da comunicação síncrona e assíncrona. Apontamos como resultado, dessas experiências didáticas, a construção de novos saberes atrelados a uma nova prática pedagógica, promovidos pelo uso das tecnologias, pelas mediações, além de todo o planejamento e organização dos assuntos empregados nas disciplinas em questão. Percebemos que o desenvolvimento cognitivo, a organização do aluno e do professor foram desafios que trouxeram resultados relevantes.Citas
GALVÃO, Thyana Farias. Ressignificando a profissão do Licenciado em Expressão Gráfica ou por onde anda meu Professor de Desenho? Graphica: XIII International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design (13.:2019:Rio de Janeiro).
MILL, Daniel; SILVA, Claeton Pedro Ribeiro da. Aprendizagem da docência para educação a distância: uma breve revisão de literatura sobre docência virtual. Em Rede - Revista de educação à distância, v.05, 2018.
OLIVEIRA, Elida. Quase 40% dos alunos de escolas públicas não têm computador ou tablet em casa, aponta estudo. Portal G1, 2020. Disponível em: <https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/06/09/quase-40percent-dos-alunos-de-escolas-publicas-nao-tem-computador-ou-tablet-em-casa-aponta-estudo.ghtml>. Acesso em 03 out. 2020.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 24ª Ed. São Paulo: Editora Cortez, 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.